A ilha da Presidência da República no Second Life ganhou uma nova área, criada para assinalar a passagem de mais um Dia de Portugal.

Dedicada “ao espírito empreendedor e inovador da Escola de Sagres e à sua importância na história dos descobrimentos portugueses”, na nova secção da ilha da Presidência é possível ver em 3D os principais instrumentos náutico e perceber a sua importância no contexto da época em que foram criados.

A história da cartografia está representada através de painéis com antigos mapas que mostram o conhecimento que existia do planeta no Século XV.

É também possível visitar um estaleiro de construção naval da época que ilustra como as embarcações eram construídas e um porto marítimo. Os visitantes poderão ainda navegar em caravelas da época e serem timoneiros de uma embarcação da época.

Foi criado para a ocasião uma primeira edição de Os Lusíadas que passa a estar disponível para leitura em qualquer lugar do mundo virtual Second Life. Existe também uma aplicação para o Google Earth que mostra através de padrões a principal data dos descobrimentos Portugueses.A data será igualmente assinalada virtualmente com a actuação na ilha de vários artistas portugueses que têm ganho notoriedade no Second Life.

Já para o Auditório Armilar está previsto, para o dia 9 de unho, o encontro “empreendorismo inovador na diáspora portuguesa”. No dia 10, além da mensagem do Presidente da República, Cavaco Silva, às comunidades portuguesas, será transmitido o bailado “Bela Adormecida”, recriado pela primeira vez de forma virtual, refere a Presidência.

Os visitantes que tiverem dificuldade em orientar-se nesta ilha virtual poderão contar com o auxílio de uma equipa de “avatares” voluntários, que terão uniformes iguais aos do Museu da Presidência do mundo físico.