O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) utilizou no passado dia 10 de Abril, pela primeira vez em Portugal, o voto via Internet nas eleições para os seus Corpos Gerentes, num sufrágio que decorreu sem qualquer tipo de problemas, anunciou a Multicert.
Este sistema de votação, desenvolvido pela empresa de certificação digital, Multicert, permitiu que 833 bancários (5 por cento do total de votantes) exercessem o seu direito de eleitores através da Internet, beneficiando de total confidencialidade e comodidade, assegura a empresa.
Para votar, os eleitores precisaram de inserir o seu número de identificação pessoal (PIN), a data de nascimento e o número de sócio do Sindicato, preenchendo depois os respectivos boletins de voto.
Refira-se ainda que a acompanhar todo o processo estiveram um representante da Comissão Nacional de Eleições e da Comissão Eleitoral, um elemento da Mesa Coordenadora dos Órgãos Deliberativos Centrais do SBSI e um representante de cada lista concorrente aos Corpos Gerentes.
Numa comunicação à imprensa, o Presidente do Conselho de Administração da Multicert, Francisco Velez Roxo, declarou: "estamos muito satisfeitos com o êxito desta iniciativa, que superou claramente as nossas expectativas. No início do projecto, considerávamos que atingir o meio milhar de votantes (correspondente a 1 por cento do total de associados) já seria um número muito aceitável. Esperamos que o sucesso alcançado possa vir a ser repetido no futuro, com o SBSI e com outras entidades".
Notícias Relacionadas:
2003-03-18 - Bancários estreiam plataforma de voto electrónico da Multicert
2003-02-13 - Multicert apresenta plataforma de votação electrónica
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários