O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) utilizou no passado dia 10 de Abril, pela primeira vez em Portugal, o voto via Internet nas eleições para os seus Corpos Gerentes, num sufrágio que decorreu sem qualquer tipo de problemas, anunciou a Multicert.

Este sistema de votação, desenvolvido pela empresa de certificação digital, Multicert, permitiu que 833 bancários (5 por cento do total de votantes) exercessem o seu direito de eleitores através da Internet, beneficiando de total confidencialidade e comodidade, assegura a empresa.

Para votar, os eleitores precisaram de inserir o seu número de identificação pessoal (PIN), a data de nascimento e o número de sócio do Sindicato, preenchendo depois os respectivos boletins de voto.

Refira-se ainda que a acompanhar todo o processo estiveram um representante da Comissão Nacional de Eleições e da Comissão Eleitoral, um elemento da Mesa Coordenadora dos Órgãos Deliberativos Centrais do SBSI e um representante de cada lista concorrente aos Corpos Gerentes.

Numa comunicação à imprensa, o Presidente do Conselho de Administração da Multicert, Francisco Velez Roxo, declarou: "estamos muito satisfeitos com o êxito desta iniciativa, que superou claramente as nossas expectativas. No início do projecto, considerávamos que atingir o meio milhar de votantes (correspondente a 1 por cento do total de associados) já seria um número muito aceitável. Esperamos que o sucesso alcançado possa vir a ser repetido no futuro, com o SBSI e com outras entidades".

Notícias Relacionadas:

2003-03-18 - Bancários estreiam plataforma de voto electrónico da Multicert

2003-02-13 - Multicert apresenta plataforma de votação electrónica

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.