Todas as pessoas adultas que vivem fora dos EUA e do Canadá estão a ser convidados a juntarem-se a um processo coletivo contra o Facebook – no primeiro fim de semana da iniciativa cerca de 11 mil pessoas já fizeram o registo na página FBClaim.com, que é gerido pelo grupo Europe vs Facebook.



Alemanha, Holanda, Finlândia e Reino Unido são os países de origem da maior parte dos assinantes do processo, que já deu entrada num tribunal de Viena, na Áustria, e é contra a subsidiária irlandesa da rede social.



O Facebook é acusado pela organização de não ter uma política de utilização que esteja em conformidade com as leis europeias, é acusado de apoiar programas de vigilância como o PRISM da NSA e é acusado de seguir os utilizadores mesmo quando não estão na plataforma social – através dos botões sociais espalhados por toda a Web.



Mark Zuckerberg tem ainda que lidar com acusações de que o Facebook usa sistemas de big data para monitorizar e analisar o comportamento dos utilizadores, além de trespassar de forma não autorizada a informação dos internautas para ferramentas externas.



Apesar do movimento popular e de âmbito global, apenas o nome de uma pessoa estará associado, pelo que os apoiantes não vão ter preocupações relacionados com custas judiciais. O caso está a ser assessorado por uma firma de advogados que ficará com 20% das receitas do processo, caso este avance e seja reconhecida razão aos queixosos.



O número de apoiantes serve para definir a coima que será aplicada ao Facebook, cerca de 500 euros por participante. Mas não é o impacto financeiro que o grupo Europe vs Facebook procura, é antes o impacto ao nível da proteção dos utilizadores da rede social.



De acordo com o TechCrunch, a iniciativa de caráter judicial surge depois de um outro grupo que defende os interesses dos internautas, o Transatlantic Consumer Dialogue, ter manifestado publicamente o seu desagrado pela forma como o Facebook tem evoluído como serviço e como tem tratado os dados dos seus 1,32 mil milhões de utilizadores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico