Já há algum tempo que decorrem campanhas de informação sobre a carta por pontos, mas a entrada em funcionamento do novo sistema, esta quarta-feira, dia 1 de junho, aumentou a procura de informação.

Nas suas contas de Facebook, a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana têm várias publicações sobre o assunto que estão a ser comentadas e partilhadas por milhares de portugueses, batendo recordes de visualizações.

Um post colocado pela PSP com a reprodução de um folheto explicativo sobre a carta por pontos e o novo regime de penalizações, teve mais de 1,5 milhões de visualizações, entrando diretamente para o top 5 das publicações mais vistas de sempre, segundo dados avançados ao DN pela direção da instituição.

No caso da GNR, uma outra publicação sobre a carta por pontos foi vista por 217 mil pessoas. "Não é das publicações com mais impacto no Facebook da Guarda Nacional Republicana, atendendo a que as dez publicações com maior alcance estão situadas entre 1 milhão e 22 milhões de pessoas alcançadas", adiantou a GNR em resposta ao DN.

O novo sistema também gerou dúvidas, fazendo com que os portugueses também tenham endereçado “dezenas de pedidos/perguntas” à PSP via Facebook na última semana. No perfil da Guarda Nacional Republicana da mesma rede social chegaram 55 questões, no mesmo período.

As perguntas colocadas à PSP têm essencialmente a ver com o tipo de infração e a relação com o número de pontos perdidos e sobre se infrações anteriores ainda não pagas ou decididas resultariam na retirada de pontos. Também houve perguntas sobre os vários níveis do excesso de velocidade e à perda de quantos pontos levavam e também sobre os crimes rodoviários, como a condução com álcool acima de 1,2 g/litro (que leva à perda de seis pontos).

Na GNR, no conjunto de 55 questões enviadas pelos automobilistas sobre o novo sistema, as três dúvidas mais recorrentes foram sobre a utilização de cartas por estrangeiros em Portugal, a utilização de cartas nacionais no estrangeiro e se a entrada em vigor deste novo sistema implica a renovação da carta de condução.