O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) aprovou o projecto Vale do Minho Digital, uma iniciativa composta por vinte sub-projectos que pretendem colocar a região online e garantir o acesso electrónico aos serviços públicos dos municípios de Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Valença.

O projecto foi aprovado no mês de Fevereiro no âmbito do Programa Operacional Sociedade de Informação (POSI) e já recebeu aval do Governo, devendo estar concluído daqui a três anos, adiantou fonte do MCTES ao jornal Público.

Segundo a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, o desenvolvimento desta iniciativa é "um desafio que os municípios da região reconhecem como factor de competitividade num futuro próximo, e que contribuirá para a melhoria e qualificação dos recursos humanos e da qualidade de prestação dos serviços públicos", cita o Público.

Dos sub-projectos que compõem o Vale do Minho Digital, destaca-se a criação de um portal que inclui um sistema de informação e divulgação turística e de um sistema de informação empresarial de apoio ao sector empresarial da região.

Está ainda prevista a criação de sites autárquicos e serviços online que constituam um elo de ligação entre o cidadão e a administração local; pontos de acesso à Internet em banda larga; ligação a uma plataforma tecnológica responsável pela integração dos sistemas de informação necessários aos restantes sub-projectos e o desenvolvimento de uma rede em banda larga que interligará os edifícios municipais às próprias sedes dos municípios.

A iniciativa, avaliada em cerca de seis milhões de euros, é comparticipada em 75 por cento pelo Feder e o Orçamento de Estado, ficando os restantes 25 por cento a cargo dos parceiros locais. Entre estes contam-se a APPACDM, o Aquamuseu, a Associação Projecto Cultural de Vila Nova de Cerveira, a Cooperativa de Ensino Ancorensis, a Escola Profissional do Alto Minho Interior, a Escola Superior Gallaecia, a União Empresarial do Vale do Minho e a Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença.

Notícias Relacionadas:
2005-07-18 - Programa Cidades e Regiões Digitais recebe novo impulso