O regresso ao escritório está a fazer-se em muitas empresas, mas para muitas outras a mudança para modelos de trabalho pelo menos híbridos, quando não são totalmente remotos, veio para ficar. Já se sabe que nestes casos a tecnologia tem um papel importante para compensar aquilo que a distância não favorece, como a troca de ideias ou o trabalho colaborativo. As soluções da Microsoft têm feito aí grandes avanços e a dona do Office tem mais para mostrar.

Quem usa as ferramentas de produtividade da empresa, a partir de um conta empresarial, pode agora explorar gratuitamente o Mesh. O Microsoft Mesh é uma funcionalidade que está disponível a partir do Teams e que dá um corpo (meio corpo na verdade, porque cada avatar só está representado da cintura para cima) e cenários virtuais personalizáveis aos utilizadores empresariais, para que possam juntar-se e conviver à distância, como se a distância não existisse.

Disponibiliza um conjunto de espaços pré-desenhados, que as empresas podem personalizar com os seus logos e com outros conteúdos, como vídeos. A Microsoft sublinha que estas personalizações podem ser feitas de forma simples e intuitiva. Para abrir as ferramentas Mesh no Teams deve ir ao Menu Ver e escolher a opção Espaço imersivo (3D).

Durante seis meses, a funcionalidade vai estar disponível gratuitamente para os utilizadores de contas empresariais em PCs ou através de headsets Meta Quest VR. Depois desta borla, a ferramentas para organizar festas virtuais com os colegas do escritório, ou mesmo com clientes da empresa ou parceiros, em versão avatar, já terá custos. Vai custar desde 4 dólares por mês e utilizador, para quem tem o Teams Essentials, até 57 dólares mensais por utilizador, para quem tem o pacote Microsoft 365 E5.

Antes de disponibilizar o Microsoft Mesh para todos os potenciais interessados, a empresa revela que fez testes com alguns clientes, com resultados animadores. A Accenture, por exemplo, está a usar a tecnologia desde 2021 para fazer o onboarding de novos colaboradores e já deu as boas-vindas a 300 mil novos funcionários através do One Accenture Park, um Campus virtual criado a partir desta tecnologia da Microsoft.

“O mundo do trabalho está a evoluir rapidamente, mas a importância do contacto humano nunca desapareceu. As conversas ao almoço, os encontros nos corredores e as trocas de ideias durante um café são muitas vezes a chave tanto para o bom ambiente no escritório como para a felicidade dos colaboradores”. A declaração é de Leo Barella, CTO da Takeda, outra empresa que tem vindo a experimentar a tecnologia com a Microsoft, com resultados positivos, garante.