A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) tem online um site que visa esclarecer todos aqueles cujo domínios se encontrem delegados abaixo de ".pt" relativamente à recente adopção da norma DNSSEC.

A DNSSEC é uma solução técnica com mecanismos adicionais de segurança e a sua adopção pela entidade que gere o sistema de registo de domínios e subdomínios para Portugal foi anunciada em Setembro de 2009 e testada, entretanto, em alguns nomes de domínio de segundo nível da sua responsabilidade, como fccn.pt, dns.pt e cert.pt.

A FCCN explica que a nova norma adoptada consiste em extensões de segurança ao protocolo DNS, introduzindo mecanismos que permitem resolver vários dos principais problemas nesta área. "A DNSSEC garante respostas DNS assinadas, independência dos algoritmos criptográficos e confiança no serviço, com vista a suprimir fragilidades, prevenir ataques, reduzir o risco de manipulação, prestar um serviço seguro e aumentar a segurança", refere a entidade.

Entre as vantagens da solução, destaque para a autenticação da origem, a integridade dos dados e a verificação segura da não existência de um domínio ou de registos DNS a ele associados. Além disso, permite evitar intrusões como a corrupção da memória de cache (pharming, phishing) e proteger contra transmissões modificadas (spoofing), garante a FCCN.

Numa linguagem simples, "a DNSSEC permite garantir aos utilizadores da Internet que o domínio a que estão a aceder está assinado digitalmente e não foi alvo de adulteração por terceiros, desde que disponham de um programa que verifique esta assinatura digital".

Estes e outros argumentos são apresentados a partir do endereço www.dnssec.pt, uma plataforma de testes e de respostas a questões frequentes, destinada a esclarecer todos aqueles que mantenham domínios registados em ".pt", ISPs e agentes de registo para os eventuais impactos e potenciais consequências da adopção da nova solução técnica de segurança.