Chegou hoje ao fim mais uma etapa do PT Escolas com o anúncio das dez equipas vencedoras do SAPO Challenge. A iniciativa, que decorreu em parceria com o Ministério da Educação/Plano Nacional de Leitura, dividiu-se em várias etapas de provas online tendo contado com a participação de 11 mil alunos inscritos. A dezena de equipas vencedoras foi seleccionada de entre um total de 600 inscritas na Fase Criar.




O objectivo deste ano foi a criação de conteúdos com base em escritores e obras de literatura nacionais. O sucesso da iniciativa e o nível de adesão ficaram patentes no número de blogs criados: 3,8 mil, todos produzidos exclusivamente pelos alunos.




Durante a cerimónia de entrega dos prémios, o TeK teve oportunidade de falar com alguns dos responsáveis pelos projectos vencedores que, para além do entusiasmo demonstrado pelo destaque que os seus blogs tiveram, referiram a importância da Internet como uma das principais ferramentas de trabalho e de suporte à pesquisa necessária para desenvolver os conteúdos publicados online.




Ao contrário do que aconteceu na edição de 2006, este ano todas os grupos vencedores vão ter direito a receber a escola do futuro, juntando-se à única equipa galardoada no ano passado. Esta não foi a única inovação em 2007. Este ano o conceito PT Escolas foi alargado com a introdução do Portal Escola, serviços de Internet SAPO, formação em vários pontos do país, disponibilização de condições tecnológicas, entre outras novidades.




É de destacar que o Portal Escola será responsável pela ligação entre as instituições de ensino já que através deste canal poderão ser publicados conteúdos educativos sobre a comunidade escolar e informações acerca de cada uma delas.




Agora que estão apuradas as equipas é tempo para as escolas se prepararem para o programa televisivo, a transmitir na RTP, que vai escolher o vencedor de entre os galardoados. Na final o grupo apurado vai ter direito a uma viagem à Califórnia, Los Angels e San Diego, sendo que nesta última os alunos vão visitar a maior feira de computação gráfica e de tecnologias interactivas, a Siggraph.




Os vencedores da segunda edição




É de destacar que a criatividade e qualidade dos projectos foram dois dos factores mais privilegiados pelo júri da iniciativa. Os professores responsáveis pela coordenação do projecto em cada escola asseguram que "não tiveram qualquer tipo de interferência na escolha dos temas ou na concepção dos conteúdos", já que o seu papel foi "unicamente o de fornecer algumas informações acerca dos autores escolhidos". O facto de os alunos "levarem um avanço tecnológico muitas vezes superior ao dos professores foi até um dos motivos pelos quais os projectos acabaram por ser uma forma de aprendizagem partilhada entre as duas partes", revelou a professora responsável pela equipa do Porto.




Os blogs finalistas estão disponíveis para todos aqueles que queiram consultar os trabalhos dos dez vencedores, são eles:




Diz que sim - Escola Secundária de Santa Maria da Feira, Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente

Ler Mais Pessoa - Escola Secundária Diogo de Gouveia (Beja), Poesia de Fernando Pessoa, Fernando Pessoa

Qwert 7 - Escola Secundária de Miranda do Douro, Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente

QNA - Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Palmeiras (Covilhã), A Lua de Joana, Maria Teresa Gonzalez

Blog Team - Escola Secundária de Seia, Viagens na Minha Terra, Almeida Garrett

Twice - Escola Secundária Domingos Sequeira (Leiria), O Crime do Padre Amaro, Eça de Queirós

Drives - Escola Básica Padre Vítor Melícias (Torres Vedras), Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente

O Ego de Queirós - Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto), Os Maias, Eça de Queirós

Weteam - Colégio de São Miguel (Ourém), Mensagem, Fernando Pessoa

Minimilk - Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu), Falar Verdade a Mentir, Almeida Garrett





Notícias Relacionadas:

2006-10-23 - Portugal Telecom promove segunda edição do PT Escolas