O serviço Meo da Portugal Telecom captou 77 por cento dos novos aderentes a soluções de banda larga fixa no último trimestre do ano passado, de acordo com números da Anacom. O sucesso do Meo permitiu à PT aumentar em 0,8 por cento a sua quota de mercado nos últimos três meses do ano, para terminar 2008 com 41,6 por cento dos clientes de banda larga fixa no país. De sublinhar que desde o terceiro trimestre de 2007 que a PT não ultrapassava a barreira dos 41 por cento no que respeita à quota de clientes na banda larga fixa.

A Zon Multimédia é o segundo operador do mercado em número de clientes, muito graças às aquisições da Bragatel, Pluricanal e da TvTel, com uma quota de 31,3 por cento, mais 3,4 por cento que no trimestre anterior. A Zon foi aliás a única a contestar os números do relatório da Anacom garantindo que, pelo facto de no quarto trimestre ter angariado 28 dos 39 mil novos clientes de banda larga fixa, terá conseguido obter 71 por cento de quota dos novos clientes, o que invalida os dados atribuídos à PT.

A Sonaecom ocupa a terceira posição do ranking com uma quota de 12,5 por cento, seguida da Cabovisão que controla 9,3 por cento do mercado de banda larga fixa e da Vodafone que detém 2,8 por cento. Acima de 1 por cento resta referir a Ar Telecom que detém 1,5 por cento dos clientes.