Foi publicada online uma compilação com mais de 3,2 mil milhões de emails e respetivas passwords. As credenciais foram obtidas num conjunto de ataques informáticos que ocorreram ao longo dos últimos anos.
Note que este data leak, que é já conhecido por COMB (Compilation of Many Breaches), é responsável pela exposição de mais do dobro dos registos contidos num dos últimos leaks massivos dos últimos anos. Em 2017, aquele que ficou conhecido como Breach Compilation, despejou na internet mais de 1,4 mil milhões de emails e passwords.
O portal CyberNews está a juntar todos os emails à sua ferramenta de verificação que lhe permite aferir se o seu email e/ou password fazem parte deste leak.
Importa explicar que este COMB não é fruto de ataques recentes, mas sim uma compilação de bases de dados obtidas na sequências de múltiplos ataques passados. Muitos deles já tinham culminado na publicação das credenciais obtidas online. No entanto, esta listagem está organizada e pode ser utilizada para pesquisar credenciais mediante alguns critérios.
Não é ainda claro quais são as bases de dados que fazem parte do COMB. No entanto, o CyberNews esclarece que os emails foram obtidos em domínios de várias partes do mundo, pelo que não é de excluir a hipótese de que existem domínios portugueses nesta compilação.
Para além do risco de ver o seu email invadido por terceiros, existe também o risco de ver outros serviços invadidos, especialmente se utilizar a mesma password em várias plataformas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários