Apesar de ter custado a engrenar, o modelo de negócio associado à publicidade em publicações online tem surtido efeitos positivos e estima-se que o ritmo de crescimento deste segmento seja dez vezes superior ao da publicidade em publicações impressas.



Actualmente, o mercado global das revistas regista uma facturação na ordem dos 80 mil milhões de dólares, 13 por cento acima do valor observado há cinco anos. Para 2012, o valor global fixar-se-á nos 95 mil milhões de dólares, com 4,2 mil milhões provenientes da publicidade online face aos 638 milhões agora angariados, concluiu o estudo.



As previsões foram publicadas no relatório "The medium is the message - Outlook for Megazine Publishing in the Digital Age", elaborado pela PricewaterhouseCoopers.



Os resultados do estudo mostram que a maioria dos consumidores continuam a preferir ler as revistas em suporte impresso, embora a tendência se comece a inverter. Cerca de 60 por cento dos inquiridos afirmou que também tem interesse em aceder aos conteúdos digitais através da Internet e que, nos próximos cinco anos, passarão a ler o que lhes interessa a partir do computador.



Neste contexto, mais de metade dos inquiridos afirmou que passaria a comprar a sua revista de eleição em formato digital caso esta deixasse de ser publicada em papel. Esta tendência foi particularmente observável na China - com 80 por cento de respostas afirmativas -, na Índia e na Rússia (70 por cento).



Por outro lado, quando questionados se pagariam pelos conteúdos digitais, a maioria assegura que o custo dos mesmos deveria ser menos de metade do preço da revista impressa.



No que se refere à publicidade, a generalidade dos inquiridos apontou os pop-ups como os métodos de apresentação de anúncios mais incómodos. Por outro lado, os banners e o marketing directo, são as formas de anunciar mais apreciadas pelos utilizadores.


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