A publicidade de display para a Internet vale-se cada vez mais da criatividade e da interacção. Esta é pelo menos a percepção da agência de meios Creative Partner, com base em dados recolhidos ao longo dos últimos anos.

A análise da empresa às campanhas desenvolvidas por si nos últimos seis anos mostra um crescimento global no click-through rate (CTR - percentagem do número de utilizadores que clicou na peça sobre o número de impressões servidas), "associado essencialmente à aposta na criatividade e na interactividade das peças".

Verifica-se ainda que os formatos mais tradicionais utilizados pelos sites vão registando um decréscimo nas taxas de cliques, ao contrário dos formatos mais inovadores que apresentam taxas acima da média.

O Layer é, entre os formatos mais comuns, aquele que regista CTRs mais elevados. A seu favor está o facto de ser um formato que normalmente apresenta grandes dimensões e um posicionamento que quase "obriga" o utilizador a prestar-lhe atenção. A taxa de clique de um Layer está, contudo, muito dependente da criatividade, alerta a Creative Partner.

Peças extensíveis, com vídeos ou jogos e que despertam a reacção do utilizador, são as que terão maior probabilidade de resultar junto do público, defende a empresa de planeamento e compra de espaço publicitário online.

"As agências criativas e os suportes têm feito um esforço no sentido de fomentar cada vez mais a interactividade entre os utilizadores e as peças", refere a Creative Partner no estudo. "Estes factores e a consciência de que o online é um meio com características particulares que deverão sempre ser aproveitadas, permitem uma maior eficiência e melhores resultados para as campanhas".