Durante o ano passado, 3.593 mil portugueses acederam a sites de redes sociais a partir de suas casas, o que corresponde a 87,2 por cento do universo total de internautas portugueses, revela a última análise do http://netpanel.marktest.pt/Netpanel, da Marktest.

No total, foram mais de 7,2 mil milhões de páginas visualizadas - uma média de 2008 por utilizador - e qualquer coisa como 51,5 milhões de horas despendidas com a navegação em sites dedicados ao contacto social online (cerca de 14 horas e 19 minutos por pessoa).

A análise comparativa mostra ainda que a utilização de sites como o hi5, Facebook, Netlog, Flickr ou MySpace se tornou mais intensiva durante os últimos meses do ano, principalmente no que respeita ao tempo dedicado à navegação, que registou o seu pico em Dezembro: 6 milhões de horas.

Outubro foi o mês com maior número de utilizadores únicos (2.405 mil) e Setembro ganha em número de páginas visitadas: mais de 690 milhões.

Dentro do género, o hi5 voltou a reforçar a sua posição de domínio no que respeita às preferências dos portugueses durante o ano transacto. A rede social registou mais de 3 milhões de utilizadores únicos, mais de 5 mil páginas visualizadas e 30,7 milhões de horas de navegação.

O Facebook foi o segundo serviço mais requisitado mas, embora no número de visitantes consiga chegar aos 2,2 milhões, em número de páginas visitadas (937 mil) e em tempo de navegação (12 milhões de horas) não parece constituir uma "afronta" ao primeiro classificado.