Os quatro maiores bancos franceses emitiram avisos aos seus clientes depois de terem sido identificados ataques simultâneos via Internet no sentido de conseguir obter informações pessoais e financeiras de clientes, disse um representante bancário à Agência AFP.

O BNP Paribas, Société Générale, CCF e o CIC foram as entidades bancárias envolvidas que emitiram avisos a todos os clientes através dos sites oficiais depois de a tentativa de fraude ter sido descoberta na semana passada por uma investigação policial.

O ataque de phishing baseou-se num email destinado a potenciais clientes bancários que parece proveniente de um dos bancos atingidos e que solicita a confirmação do número de conta e códigos secretos para aceder à mesma, mas direccionando-os para um endereço Internet é falso.

Há agora o risco que os infractores façam um segundo ataque no sentido de adquirirem mais informações para juntarem à primeira, disse um responsável de um dos bancos. O que há de novo neste tipo de ataque é que a mensagem de email é enviada ao mesmo tempo para um vasto número de potenciais clientes dos quatro bancos, disse o porta-voz.

"Muitos de vocês receberam um email parecendo proveniente de um banco e que pedia que se fornecesse o número de conta, ou código secreto. Sob circunstância alguma responda a este email, são fraudes que visam utilizar os seus dados pessoais", alerta o banco CCF na sua homepage.

A AFP não conseguiu apurar quantos clientes foram afectados por esta fraude, um dado que normalmente os bancos se escusam a fornecer.

Os ataques de phishing são actualmente uma das maiores ameaças de fraudes na Internet e estão a tornar-se cada vez mais frequentes e especializados. Recorde-se que nos últimos meses foram realizados ataques deste género também a bancos portugueses.

Notícias Relacionadas:

2005-05-26 - Dados de clientes de bancos nos Estados Unidos envolvidos em mega fraude

2005-05-23 - Novo ataque de phishing visa Millennium BCP

2005-04-26 - CGD alerta clientes para tentativa de ataque phishing