A apresentação de queixas às forças de segurança através da Internet registou perto de 1.700 participações em dois anos de funcionamento, na sua maioria relacionadas com furto e burla.

Segundo informações do Ministério da Administração Interna (MAI), divulgadas à agência Lusa, houve mais denúncias de crimes através do sistema Queixa Electrónica no primeiro ano de funcionamento, tendo-se registado uma redução de 7,3 por cento em 2009 face ao ano anterior.

A plataforma somou um total de 1.686 denúncias nos seus dois anos de existência, das quais 875 foram apresentadas em 2008 e 811 no ano passado.

Furto e burla são os motivos que mais levaram os cidadãos a recorrerem ao site queixaselectronicas.mai.gov.pt, sendo o maior número de registos feito a partir dos distritos de Lisboa e Porto.

A funcionar desde 31 de Janeiro de 2008, o sistema de Queixa Electrónica permite a qualquer pessoa fazer uma participação ou uma denúncia à PSP, GNR e SEF através da Internet, evitando, assim, uma deslocação às instalações policiais.