A RealNetworks anunciou ontem a decisão de comprar a Listen.com por cerca de 36 milhões de dólares, pagos em dinheiro e em acções, numa atitude que os especialistas afirmam poder vir a alterar as relações de força actuais no negócio da música on-line.

Com este negócio a RealNetworks espera tirar partido do serviço de subscrição da Listen, o Rhapsody, aproximando-o do seu sucedâneo, o RealOne, para que ambos possam beneficiar desta parceria em termos de mercado - isto apesar dos produtos serem actualmente tecnicamente concorrentes. Com este investimento a RealNetworks espera ainda beneficiar de um aumento significativo do número de assinantes do serviço RealOne (cerca de um milhão), que tem vindo a decrescer significativamente nos últimos tempos.

Porém, este acordo parece poder vir a ensombrar outro site com serviço de subscrição, o MusicNet, o qual a RealNetworks ajudou a criar em 2001, juntamente com a AOL Time Warner, Grupo EMI e Bertelsmann, e no qual a firma detém 40 por cento de participação.

Fontes próximas da RealNetworks avançaram, segundo a imprensa norte-americana, que a empresa tem passado um tempo considerável nas últimas semanas a tentar convencer os seus parceiros no MusicNet que continuam empenhados nessa parceria apesar da anunciada compra da Listen.com.

A esses parceiros a Real terá assegurado que a Listen.com será apenas um canal alternativo de distribuição, até porque os dois serviços requerem duas estratégias de distribuição diferentes. No caso da Listen.com, uma vez que esta exige uma ligação à Internet, a sua distribuição é feita através de ISPs de banda larga, enquanto a MusicNet utiliza uma ligação normal.

Recorde-se que este negócio vem na sequência de outras alianças de consolidação no sector, com a Sony, accionista do site Pressplay, a garantir recentemente uma pequena participação precisamente no MusicNet.



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