A informação é confirmada pela Polícia Judiciária ao público, que publicou este fim-de-semana um artigo sobre o tema. As vítimas são recrutadas através de falsos anúncios de emprego e têm como missão receber dinheiro na sua conta bancária e encaminhá-lo para outras contas, normalmente em países como a Rússia e o Brasil onde este tipo de esquemas muitas vezes tem origem.



Como explicou ao jornal Carlos Cabreiro, coordenador da investigação de criminalidade informática, esta não é o único meio usado pelos criminosos para recrutar cúmplices e fazer sair o dinheiro do país, mas é uma das formas e está a crescer. Acontece o mesmo com o número de tentativas de phishing, que também tem vindo a aumentar.



Algumas destas tentativas acabam em denúncia, enquanto outras dão resultados já que permitem aos alvos dos anúncios angariar rapidamente alguma receita. O pagamento do serviço é feito com a retenção nas contas usadas de parte do valor aí depositado pelos criminosos para transferência.



Os dados das autoridades revelam ainda que em 2012 foram realizados 1.300 inquéritos relativos a casos nesta área, 800 na região de Lisboa, em 60% a PJ acabou por avançar com propostas de acusação. Ao todo as fraudes realizadas permitiram um lucro de 1,4 milhões de euros. Entre 2009 e 2011, adianta carlos cabreiro, os crimes de phishing aumentaram entre 15 e 20%.



O phishing é a tentativa de roubar dados que permitam aceder a serviços de banca online das vítimas. São várias as técnicas usadas com este fim, mas entre as mais comuns estão as tentativas de levar o utilizador a acreditar que o banco entra em contacto consigo solicitando dados (através de um email, por exemplo) e por essa via solicitar senhas de acesso e dados pessoais.



Há também esquemas para contornar a medida adicional que a maioria dos bancos adicionou e que exige a introdução de um código que o cliente recebe via telemóvel, permitindo aos atacantes apropriarem-se também da conta para onde seguem os SMS com esses dados, garantindo controlo total sobre as operações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico