A informação é confirmada pela Polícia Judiciária ao público, que publicou este fim-de-semana um artigo sobre o tema. As vítimas são recrutadas através de falsos anúncios de emprego e têm como missão receber dinheiro na sua conta bancária e encaminhá-lo para outras contas, normalmente em países como a Rússia e o Brasil onde este tipo de esquemas muitas vezes tem origem.



Como explicou ao jornal Carlos Cabreiro, coordenador da investigação de criminalidade informática, esta não é o único meio usado pelos criminosos para recrutar cúmplices e fazer sair o dinheiro do país, mas é uma das formas e está a crescer. Acontece o mesmo com o número de tentativas de phishing, que também tem vindo a aumentar.



Algumas destas tentativas acabam em denúncia, enquanto outras dão resultados já que permitem aos alvos dos anúncios angariar rapidamente alguma receita. O pagamento do serviço é feito com a retenção nas contas usadas de parte do valor aí depositado pelos criminosos para transferência.



Os dados das autoridades revelam ainda que em 2012 foram realizados 1.300 inquéritos relativos a casos nesta área, 800 na região de Lisboa, em 60% a PJ acabou por avançar com propostas de acusação. Ao todo as fraudes realizadas permitiram um lucro de 1,4 milhões de euros. Entre 2009 e 2011, adianta carlos cabreiro, os crimes de phishing aumentaram entre 15 e 20%.



O phishing é a tentativa de roubar dados que permitam aceder a serviços de banca online das vítimas. São várias as técnicas usadas com este fim, mas entre as mais comuns estão as tentativas de levar o utilizador a acreditar que o banco entra em contacto consigo solicitando dados (através de um email, por exemplo) e por essa via solicitar senhas de acesso e dados pessoais.



Há também esquemas para contornar a medida adicional que a maioria dos bancos adicionou e que exige a introdução de um código que o cliente recebe via telemóvel, permitindo aos atacantes apropriarem-se também da conta para onde seguem os SMS com esses dados, garantindo controlo total sobre as operações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.