O Reddit vai apostar numa nova funcionalidade de transmissão online que o poderá levar a competir com gigantes como o Twitch ou o Facebook Live. A Reddit Public Access Network (RPAN) foi anunciada a 19 de Agosto numa publicação no subreddit r/pan. Durante cinco dias experimentais, a RPAN vai estar em sinal aberto durante sete horas seguidas: em Portugal, das 17h00 à 01h00 da manhã.

As transmissões online ao vivo vão poder ser feitas através do r/pan, contudo, tal como indica a publicação da empresa, vão estar sujeitas ao sistema de votos da comunidade, o qual vai ditar que emissões estarão no topo da lista de popularidade. O utilizador poderá explorar as diferentes livestreams a decorrer clicando à esquerda ou à direita - no computador - ou deslizando para uma destas direções na aplicação móvel.

Na sua fase inicial, a realização de transmissões ao vivo na RPAN não estará disponível a todos os utilizadores da rede social. A empresa está a tomar medidas extra para não só garantir o sucesso da sua nova aposta, mas também para mantê-la segura. Quem começar a fazer livestreaming terá de, obrigatoriamente, seguir as regras da plataforma.

A transmissão de conteúdo sexualmente explícito ou sugestivo, violento ou ilegal pode levar um utilizador a ser banido. De acordo com a política do website, assuntos que podem despoletar um período de “quarentena”, como a promoção de ideologias, de discurso de ódio ou de desinformação, pode levar também ao mesmo fim.

O Reddit está também a apostar na moderação desta nova funcionalidade do website por parte de funcionários da empresa, de forma a que se possa atuar o mais rapidamente possível para evitar casos como o da transmissão do ataque terrorista na Nova Zelândia em Março deste ano.

Será que a RPAN vai vingar como rival do Twitch ou do Facebook Live? Apenas o tempo - e a adesão dos utilizadores da rede social - poderá ditar o seu futuro. Para já, os interessados na nova aposta do Reddit podem testar a sua sorte e assistir às transmissões online ao vivo até 23 de Agosto, tanto no website do Reddit como na sua aplicação móvel para iOS e Android.