O Reddit está prestes a implementar uma estratégia de rentabilização naquela que é uma das páginas mais populares da web. Através de um comunicado publicado na passada terça-feira, a administração do site anunciou a introdução de um modelo publicitário que deverá entrar em vigor já no próximo dia 4 de agosto.

Ao contrário do que é comum assistir em sites como o YouTube ou o Facebook, o Reddit garante que os anúncios, neste caso, não serão intrusivos.

"É um novo tipo de publicidade ao qual chamamos Promoted User Posts (Publicações Promovidas de Utilizadores). Essencialmente, isto vai deixar que um anunciante identifique uma publicação que considera ser relevante para a sua marca ou produto e a promova na secção de Patrocinados a que já estão habituados", explica o Reddit numa publicação.

Na prática, esta estratégia vai permitir que qualquer marca encontre posts adequados aos seus interesses e contacte a administração do fórum para promovê-la noutros subreddits como conteúdo patrocinado. Antes de aceder ao pedido, o Reddit contacta o utilizador que a escreveu, para conseguir permissão para fazê-lo. Em troca, o utilizador pode ganhar vários privilégios na rede que, escreve o Reddit, "podem variar de acordo com o conteúdo e com o tempo. Mas, geralmente, estes privilégios podem tomar a forma de Gold Memberships durante certos períodos de tempo".

O modelo vai ser implementado já na próxima quinta-feira.