Se tivermos em conta que actualmente o "cara-a-cara" deixou de implicar a presença física e quase que passou a incluir a webcam como veículo para a comunicação directa entre as pessoas, as coisas mudam de figura e o que à primeira vista podia ser despropositado passa a ser aceitável.



Apesar de todos os dias os utilizadores serem alertados para o perigo das redes sociais, a verdade é que estes canais são uma ferramenta cada vez mais utilizada. Seja para fazer novos amigos ou para mostrar aos que já nos conhecem um pedaço dos nossos dias, estas plataformas online oferecem uma diversidade de funcionalidades que permitem alegrar as vistas a quem já não nos vê há algum tempo.



Exemplo disso é o Hi5, provavelmente uma das redes sociais mais utilizadas entre os portugueses. No canal juntam-se utilizadores jovens e mais velhos, famosos e desconhecidos e até os programas de televisão têm lugar neste espaço.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441945.gif

O Hi5 é uma das várias plataformas na Internet onde os utilizadores podem colocar as suas fotos ou os vídeos de que mais gostam. Depois de colocar estes conteúdos pode sempre adicionar uns widgets para personalizar o seu espaço e a partir daí tem criada a sua página oficial na Internet. Depois é só enviar convites de amizade aos seus contactos e começar a criar uma rede de amigos para os quais pode enviar mensagens, sejam públicas ou privadas.



Outro exemplo de rede social em voga é o Myspace. Este espaço é muito conhecido entre as figuras do panorama musical que, através da sua página de perfil, mostram aos fãs as músicas, fotos de concertos e até as datas dos próximos espectáculos. Mas não pense que este é um canal exclusivamente direccionado para artistas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441946.gif

Bastante conhecido nos Estados Unidos, onde é o terceiro mais popular, o MySpace permite aos utilizadores não só partilhar as suas fotos como inclui ainda canais de televisão, horóscopo classificados e outros espaços de interesse. Nesta rede social também são aceites discussões em fóruns, blogs e adesões a grupos de interesse, à semelhança do que acontece no já referido Hi5.



Por fim, e no que toca a sites internacionais, o TeK escolheu o Facebook para concluir este pequeno grupo de sugestões. Inicialmente concebido para grupos de estudantes, o Facebook abriu as portas a todos os internautas que quisesses colocar as suas fotos online. Actualmente conta com 24 milhões de utilizadores registados e destaca-se, entre outros factores, por permitir a quem adere à rede a visualização dos membros que vivem, estudam ou trabalham ao pé de si.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441947.gif

O Facebook conta ainda com mais de mil aplicações que podem ser adicionadas à página de perfil do utilizador, entre os quais salas de conversação, e permite que os próprios membros criem as suas aplicações.


Para quem prefere apostar no produto nacional, deixamos-lhe aqui outra sugestão: o SAPO Spot. Neste canal é possível integrar os vários serviços que o SAPO oferece, ou seja, blogs, vídeos e outros. Os utilizadores podem gerir e exibir no seu perfil os conteúdos que têm no SAPO Vídeos, mostrar o seu perfil na página de partilha vídeos e falar em tempo real com os amigos do Messenger. A única condição nesta rede social é que o utilizador possua uma conta de email no SAPO.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441948.gif

Para integrar as duas plataformas, basta apenas utilizar a mesma conta de correio electrónico no perfil do Spot e na área de vídeos e escolher na área de gestão do SAPO Vídeos a opção que lhes permite conjugar os dois serviços.




Apesar de estas dicas serem úteis para quem quer arranjar uma outra forma de se aproximar dos amigos, ou até para quem está interessado em travar novos conhecimentos, o TeK tem uma pequena recomendação a fazer-lhe. Em todos os casos aqui apresentados existem mecanismos de protecção de perfil, ou seja, ferramentas que permitem restringir a visualização das fotos ou o acesso à sua página.



Isto é particularmente importante para os que querem manter o seu espaço livre de visitas de desconhecidos. No entanto, há que ter em conta os perigos actuais e por isso sugerimos que tenha atenção às fotos que coloca online, lembrando-se sempre que, tal como noutro espaço na Internet, a sua imagem pode ser copiada por quem menos lhe interessa.