A Internet está prestes a atingir os 500 mil milhões de GB de dados disponíveis. Os dados constam do estudo "Digital Universe" que a IDC promove em parceria com a EMC, e mostram que o volume de informação gerada em 2008 atingiu os 486,5 mil milhões de GB.

Tal significa que o conteúdo do actual mundo digital é o equivalente a 30 mil milhões de iPod Touch da Apple totalmente carregados ou a três triliões de feeds do Twitter.

A subida de 61 por cento face aos 281 mil milhões de GB registados em 2007 excedeu em três por cento as previsões da consultora, estimando-se que durante os próximos 18 meses o volume de informação disponível online duplique os valores actuais.

Cerca de 70 por cento da informação que se encontra na Web é produzida pelos internautas e inclui emails, fotografias, operações bancárias online, posts nas várias redes sociais... "Os novos dispositivos, como os telemóveis com câmara e os serviços e sites da Web 2.0 criaram uma verdadeira legião de fabricantes digitais", refere Mike Altendorf, director de EMC Consulting, citado pela BBC.

Mais de 30 por cento da informação disponível actualmente na Rede requer altos níveis de protecção, e estima-se que essa percentagem cresça até aos 45 por cento até 2012.