A Tagged vai ter de pagar uma multa de 500 mil dólares (330 mil euros) e passar a requerer autorização dos utilizadores sempre que pretenda aceder aos seus contactos.

Na origem da condenação, imposta pelas autoridades norte-americanas, está o envio de mais de 60 milhões de mensagens não solicitadas de correio electrónico com o objectivo de angariar novos membros.

Os emails asseguravam que um membro da rede tinha colocado online fotos privadas para que os seus amigos vissem.

"Quando os destinatários dessas mensagens fraudulentas tentavam aceder às fotografias eram confrontados com a exigência de registo na Tagged. Assim, a empresa reunia, de forma fraudulenta, mais endereços de correio electrónico, podendo enviar ainda mais convites falsos", refere a procuradoria de Nova Iorque num comunicado, citado pela imprensa internacional.

Com a decisão, as autoridades norte-americanas pretendem impedir que a Tagged se aproprie indevidamente das listas de contactos e identidades dos seus membros para enviar spam. "Este acordo responsabiliza a companhia pela invasão da privacidade e estabelece salvaguardas adequadas para evitar que isso volte a acontecer", consideram.