A Apple e o Twitter vão oferecer integração entre o serviço de microblogs e a nova rede social de música do iTunes, o Ping. A parceria vai permitir fazer a sincronização dos perfis dos utilizadores em ambos os serviços.

A novidade foi anunciada ontem no blog do Twitter, data a partir da qual começou a ser disponibilizada. Na mensagem explica-se a que, uma vez associadas as contas, sempre que o internauta publique no Ping, diga se gosta de uma música ou a comente, a informação será reproduzida automaticamente no Twitter.

São também publicadas no Twitter amostras das músicas em causa e as ligações para comprá-las na loja virtual da Apple e a referência aos temas que o utilizador adquira no iTunes.

A integração vai permitir ainda encontrar e acrescentar à lista de contactos no Ping os amigos que já se "sigam" na rede de microblogs, detalhou a empresa.

O Ping é uma rede social dedicada à música, lançada pela Apple no início de Setembro, que se encontra integrada nas aplicações do iTunes e no iPhone e iPod Touch e permite seguir e partilhar informação sobre música e bandas preferidas e receber recomendações de amigos.

Dois dias após o lançamento do Ping, a Apple afirmava que um milhão de utilizadores já tinha subscrito o serviço, mas as críticas também não se fizeram esperar. Entre os factores menos positivos apontados incluíam-se a falta de conteúdo sobre as bandas e músicos, o spam e falta de definições de privacidade.

Na altura foi também referida a falta de integração com o Facebook, incialmente esperada mas depois inviabilizada pela falta de acordo entre as empresas e sobre a qual ainda não foram avançados novos desenvolvimentos.