(Actualizada)


Os cidadãos europeus têm desde hoje a possibilidade de registar endereços Internet com terminação .eu, o domínio de topo criado para reflectir o espaço da União Europeia, que depois de um período de quatro meses reservado a empresas e detentores de marca fica agora disponível ao grande público.



Os pedidos estão a ser apresentados desde as 10 horas desta sexta-feira, sendo examinados por ordem rigorosa de chegada, garante o EUrid, entidade gestora do domínio. Para levar a cabo a sua intenção, os interessados necessitarão apenas de contactar um dos mais de mil registrars acreditados da rede EUrid.



"Ninguém pode calcular exactamente quantos pedidos de registo de novos nomes se irão receber hoje, mas o interesse até ao momento é tão elevado que é provável que desta sexta-feira em diante os detentores dos novos domínios .eu somem várias centenas de milhar", referia Marc Van Wesemael, director geral da EUrid, num comunicado à imprensa, antecipando a abertura do registo.



Durante as primeiras quatro horas do período livre de registo, a EUrid contabilizou mais de 700 mil pedidos. Na primeira hora os endereços .eu estiveram a ser registados a uma média de 76 por segundo. Entre os primeiros sites .eu registados está o dekoration.eu e exhibitionist.eu.



Até ao momento estão activos cerca de 26,5 mil endereços com sufixo Internet .eu, segundo mostra a página de status do EUrid, quando os pedidos de registo durante o período de Sunrise superaram os 340 mil. A Grã-Bretanha lidera a lista, com 239 mil endereços, face aos mais de 67 mil que apresentou no período de pré.registo, seguida da Dinamarca, com 244 mil, quando antes apresentava 59 mil, e da Holanda, com mais de 126 mil. Portugal tem nesta altura quase mais mil endereços do que se observava a meio da manhã, quando apresentava pouco mais de 800 endereços .eu registados.



Nota de redacção: [17:38]

A notícia foi actualizada com a informação de acompanhamento disponibilizada pela EUrid.



Notícias Relacionadas:

2006-02-07 - Abertura do domínio .eu a registados privados gera interesse elevado

2005-12-07 - Registo de endereços .eu aberto para empresas com marcas registadas

2005-10-11 - Governo Português reserva nomes no domínio de topo .eu

2005-10-06 - Domínio .eu com data de arranque marcada para 7 de Dezembro