A Comissão Europeia e a Agência Europeia de Meio Ambiente inauguram no dia 23 de Fevereiro o registo electrónico de emissões poluentes das principais unidades industriais da zona europeia.

O European Pollutant Emission Register - EPER vai reunir informação de 20 mil unidades industriais e será a primeira experiência do género com tão grande dimensão. Pretende-se que este se torne um espaço de vigilância colectiva, que ajude empresas e indústrias a obter uma maior consciência sobre estas matérias.

O apuramento dos dados é da responsabilidade das empresas em cada país, posteriormente verificado pelas autoridades locais ou regionais que se encarregam de passar estas informações para a esfera europeia onde serão centralizadas e inseridas no registo. Estão já catalogados pela Comissão 50 tipos de poluentes espalhados nas águas e atmosfera com alguma frequência.

Os primeiros dados a constar do registo forma recolhidos no ano passado e referem-se a emissões registadas em 2001. A próxima actualização vai ocorrer em 2006, altura em que já serão contempladas as unidades industriais dos dez Estados membros aderentes à União.


Notícias Relacionadas:

2002-12-19 - Empresas de electrónica lançam plataforma pan-europeia de reciclagem


2002-02-14 - Resíduos eléctricos e electrónicos com nova legislação em Portugal