Em Setembro último, cerca de 1,3 milhões de portugueses, com quatro e mais anos de idade, acederam à Internet a partir de suas casas, segundo os dados do Netpanel da Marktest. Um crescimento face aos quatro meses anteriores, que se reflectiu igualmente nos outros indicadores, como o número de páginas visitadas e o tempo de navegação, que também aumentaram.



Face a Agosto, o número médio diário de utilizadores subiu 18,6 por cento, as páginas visitadas 10,6 por cento e o tempo de navegação cresceu 15,4 por cento em relação ao mês anterior. Em média, registou-se o acesso diário à Internet de 471 mil indivíduos, que durante o mês de Setembro consultaram mais de mil milhões de páginas, superando os dez milhões de horas gastas - uma média de 349 mil horas por mês e 8 horas e 10 minutos por utilizador.



O sapo.pt continua a ser o domínio mais acedido a partir de casa pelos portugueses, tendo recebido a visita de 896 mil utilizadores únicos durante o mês de Setembro. Em segundo, no top Marktest relativo aos 20 domínios Internet mais visitados, surge de novo o msn.com que registou 805 mil utilizadores únicos. A terceira posição é ocupada pelo google.pt, com 728 mil utilizadores únicos.



Possivelmente reflectindo toda a polémica que envolveu a divulgação online das listas de colocação de professores, o domínio min-edu.pt surge na 14ª posição do ranking dos 20 domínios Internet mais visitados em Setembro, com 255 mil utilizadores únicos, sendo aquele que registou um maior crescimento face ao mês anterior.



Quanto ao número de páginas visitadas, o top 20 é liderado, no segundo mês consecutivo, pelo domínio google.pt, que registou mais de 59 milhões. O msn.com subiu para a segunda posição e o sapo.pt desceu para a terceira, com os seus três milhões de páginas visitadas em Setembro.



Neste mês, a Marktest destaca, pela positiva, o domínio acessoensinosuperior.pt, que, na tabela dos 20 domínios com mais páginas visitadas, foi o que registou maior crescimento em Setembro, mais que quintuplicando o valor de Agosto e entrou directamente para o 20º lugar deste ranking. Em oposição, o domínio abola.pt foi o único desta lista que teve uma pequena quebra face ao mês anterior.



Notícias Relacionadas:

2004-08-13 - Índices do acesso à Internet a partir de casa quebram ligeiramente em Julho