Ao que está a indicar a imprensa internacional, com base em vários relatos dos utilizadores, a gigante da internet (e de outros negócios) está a experimentar a apresentação de resultados de pesquisa a preto e cinzento, no caso dos links clicados, no lugar do tradicional azul e respetivo violeta, tão caraterístico do motor de busca, mas também da web no geral.

E podemos dizer que as reações publicadas nas redes sociais e nos fóruns do próprio Google não têm sido muito positivas. “Google! Os links não clicados a preto são terríveis e não são muito funcionais!”, escreveu um utilizador do Twitter, acrescentando a hashtag #BringBackTheBlue, tal como outros utilizadores da rede de microblogging.

Há também quem diga que as novas cores “ferem os olhos” ou ameace mudar-se para a concorrência se o Google insistir na alteração.

Por enquanto tudo não passa de um teste para apurar a reação dos utilizadores, tal como outros já realizados pela empresa – e tal como fazem muitas outras organizações e marcas.

A situação é atribuída a Marissa Mayer, antiga executiva do Google e agora presidente do Yahoo, que terá decidido testar 41 tons de azul numa amostra de utilizadores, para que se pudesse optar pela variante que demonstrasse gerar mais cliques.

Na senda das experimentações que estão a ser feitas por outros serviços, tudo leva a crer que os “tons” de preto parecem estar na moda. É o caso do Instagram e do Apple Music.