Prosseguindo a sua campanha de luta contra a violação de direito de autor, a Associação norte-americana da Indústria Discográfica (RIAA) enviou a 300 empresas cartas de aviso sobre alegados actos de pirataria e violação direito de autor no âmbito das suas redes informáticas. A agência Reuters teve acesso a uma das cartas que alertava as empresas para a violação da lei e avisava sobre o risco de serem impostas multas.
A RIAA tinha distribuído há um mês, em conjunto com a Associação da Indústria Cinematográfica (MPAA), um guia que pretendia ajudar as empresas a protegerem as suas redes de violações da lei de direito de autor na sequência de actos praticados pelos seus funcionários. Este guia foi entre às empresas listadas pela Fortune 1000 e fazia parte da campanha de informação sobre este tema que as associações têm em curso.
De acordo com a notícia da Reuters, a RIAA declinou comentar a informação sobre as cartas enviadas ou os nomes das empresas. A agência noticiosa apurou que a maior percentagem foi dirigida a empresas de tecnologias (35%), seguindo-se a área médica e a indústria de manufactura, ambas com 20 por cento.
As cartas alertavam as empresas para o facto de indivíduos que utilizavam ligações identificadas como originadas nas redes das empresas terem acedido a serviços de partilha de ficheiros onde acederam a conteúdos protegidos por direito de autor. "A sua rede informática e recursos estão a ser usados para distribuir ilegalmente música protegida por direito de autor na Internet", referia a carta. "Pedimos que tome imediatamente medidas para evitar a continuação desta violação na sua rede empresarial", referia a mesma carta citada pela Reuters.
As cartas referiam ainda as sanções a que as empresas estão sujeitas por violação de direito de autor, incluindo multas e a apreensão de equipamento.
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Um mês depois de publicar um guia de apoio às empresas no combate à pirataria, a RIAA emitiu esta semana um aviso para 300 companhias norte-americanas que alegadamente consentem actos de violação de direito de autor no âmbito das suas redes.
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