Utilizando os conselhos de segurança fornecidos pelos próprios bancos para enganar os utilizadores, os hackers estão a especializar os seus ataques de phishing, substituindo o envio de um link nos emails por um número de telefone, alerta a Brigada de Investigação Tecnológica da polícia espanhola.




Os ataques de phishing são frequentes também entre os clientes de serviços de Internet banking em Espanha, mas agora introduzindo esta variante, que confunde os utilizadores, escrevem vários meios de comunicação espanhóis, citando responsáveis dessa brigada.

Aos destinatários das mensagens de email é pedido que não confiem na segurança do serviço online e que confirmem os dados por telefone, conseguindo assim obter as chaves de identificação para acesso às contas bancárias. Este novo logro vem à boleia de um pedido recente dos bancos espanhóis para que os internautas facilitem os seus dados por telefone, contactando directamente as entidades face a vagas massivas de ataques de phishing nas últimas semanas.

Também em França vários bancos têm sido alvo de ataques de phishing nos últimos dias, um problema que se torna cada vez mais sério apesar da maioria das mensagens ser facilmente identificável como logro.

Recorde-se que ainda ontem a Caixa Geral de Depósitos alertou os seus clientes para um ataque em curso através de um email que circulava nas caixas de correio electrónicas de utilizadores portugueses.

Notícias Relacionadas:

2006-07-31 - CGD avisa clientes de homebanking para novo ataque de phishing
2005-03-10 - Crimes de phishing realizados em Portugal aumentam de forma substancial em 2004