Uma equipa de programadores russos afirma ter criado uma tecnologia capaz de bloquear a utilização de serviços de partilha de ficheiros baseadas no BitTorrent e Peer to Peer (P2P). A Microsoft ter-se-á associado para disponibilizar financiamento.

A informação é avançada pelo Register, que cita um artigo publicado no site noticioso Russia Beyond the Headlines. Segundo este meio, o projeto contou com um investimento de 100 mil dólares da fabricante do Windows. Outro dos investidores é o Bortnik Fund, que canalizou 34 mil dólares para a iniciativa.

O projeto parte da iniciativa dos irmãos Andrei e Alexei Klimenko, responsáveis pela criação da empresa a que chamaram Pirate Pay.

Os responsáveis garantem ter já levado a cabo testes bem-sucedidos com uma prova de conceito do software, usada para bloquear com sucesso 50.000 downloads do filme "Vysotsky: Thanks go God I'm Alive", relata a mesma fonte.

Por esclarecer fica, porém, o funcionamento da tecnologia em questão. De acordo com as "pistas" deixadas por Andrei Klimenko, o software deverá funcionar como uma espécie de ataque de negação de serviço (mais conhecido como denial of service, DoS), baseado na nuvem, dirigido ao BitTorrent.

"Recorremos a uma série de servidores para estabelecer uma ligação a cada um dos clientes de P2P que distribuíam este filme", depois o Pirate Pay aumentou propositadamente o nível de tráfego para confundir os serviços relativamente aos endereços de IP dos utilizadores, provocando a queda das ligações entre eles, explicou o responsável, a respeito dos testes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.