A Portugal Telecom anunciou hoje que, no âmbito de uma parceria com a Timor Telecom, vai lançar o portal Sapo no país. O Sapo Timor, explica uma nota de imprensa, é mais um passo na estratégia de internacionalização da plataforma.



O Sapo já assegura versões para Cabo Verde, Angola e Moçambique. Nesta nova versão disponibiliza conteúdos em tétum e em português, o que acontece pela primeira vez e que, segundo a empresa, tem como objectivo incentivar o contacto com o português, assegurando que todos aqueles que não dominam a língua também possam garantir acesso aos conteúdos.



O novo Sapo Timor aposta na produção de conteúdos próprios, adaptados à realidade do país, a par com conteúdos fornecidos por parceiros. Da rede Sapo Notícias faz parte já no arranque, informação produzida pelo Jornal Semanário, Jornal Nacional Diário e o CJITL (Centro de Jornalistas de Investigação de Timor-Leste), ou a pela Lusa em Timor-Leste.



A plataforma vai funcionar com uma equipa timorense dedicada à gestão, produção e tradução de conteúdos e apostar forte no desenvolvimento local de conteúdos multimédia. Complementa as áreas noticiosas com áreas de fotos, vídeos, blogs, pesquisa, entre outras, como também acontece nas restantes versões.



Hoje fica também disponível para os utilizadores de Internet em Timor-leste a possibilidade criarem endereços de email com a extensão @sapo.tl.



Recorde-se que a Portugal Telecom é accionista da Timor Telecom que têm em marcha um plano de expansão da banda larga. O 3G tem sido a aposta do operador que até final do ano espera cobrir 85 por cento da população com estas tecnologias. Pela mesma altura conta servir cerca de 500 mil clientes, com a sua oferta de serviços de telecomunicações.