"Liberdade e Surpreendam-me" são as duas palavras que Celso Martinho, Director Técnico do SAPO e promotor do SAPO Codebits usaria para descrever o evento que tem data marcada para os próximos dias 13, 14 e 15 de Novembro. Inspirado no Yahoo! Hackday, o Codebits mistura palestras com um concurso de programação mas com conceitos originais, como o facto de cada apresentação no concurso estar limitada a 90 segundos.

Os programadores são convidados a dar o seu melhor, mas a apresentação de ideias não tem de estar limitada à tecnologia, afirma Celso Martinho. "O nosso objectivo é identificar talento e boas ideias", sublinha, assegurando que o SAPO quer estabelecer relação duradouras com as pessoas que se destacam mas não garantindo que isso se irá reflectir em contratos de trabalho.

Os três dias de evento, que se realiza na Gare do Porto de Lisboa, têm uma agenda bastante preenchida com várias palestras que contam com nomes nacionais e internacionais, entre os quais Mike Culver da Amazon e ainda o CTO da Linden Labs, entre outros.

O concurso de programação tem início marcado para o segundo dia, às 14 horas, e a apresentação dos projectos realiza-se no dia seguinte, seguindo os modelo dos 90 segundos para mostrar o que valem, após o que é feito de imediato um barómetro sobre o impacto na audiência.

O Codebits é dinamizado pelo SAPO que assume os custos da organização apesar de contar com parceiros que são intervenientes activos, promovendo apresentações e workshops durante os três dias, explica Celso Martinho ao TeK.

Uma das participações de peso é assegurada pela Universidade de Aveiro que vai mostrar o seu trabalho no Second Life mas também o projecto BlueSpots e o Wallright.

O Codebits está também a usar desde já o Second Life para promover alguns eventos, que se realizam todas as quintas feiras ao final da noite e para os quais todos os residentes estão convidados. O edificio da Gare do Porto de Lisboa, o espaço onde se vai realizar o Codebits, pode também já ser visitado na ilha do SAPO.

Inscrições abertas
Mais de 350 interessados já se inscreveram no Codebits, cuja participação é gratuita mas onde é reservado o direito de admissão a uma selecção realizada pelo SAPO, que quer escolher os melhores. As primeiras selecções vão ser comunicadas já nos próximos dias.

Celso Martinho adianta que até agora a promoção foi muito feita na Internet e em blogs, procurando identificar o target específico de interessados neste evento, mas com a maior divulgação que agora se está a promover o objectivo é chegar a um público mais vasto.

De qualquer forma o Codebits não deverá albergar mais de 400 pessoas, até porque se pretende que os participantes se sintam confortáveis e que, se quiserem, possam estar a programar 24 horas nas melhores condições.

Notícias Relacionadas:

2007-09-28 - Site do dia: Bits de código