O Concurso de programação organizado no âmbito do evento Sapo Codebits já terminou com a selecção de dez vencedores, um por categoria, de entre 50 projectos. O concurso é apenas uma dos componentes da iniciativa do Sapo que se prolongou por três dias na Gare do Porto de Lisboa e que reuniu mais de 400 programadores portugueses num ambiente de grande convívio e criatividade, com ênfase no desenvolvimento de aplicações Web 2.0

Na categoria de Mais Votado pelo Público, o vencedor foi a aplicação GPlat, de jogos multiplayer online; na categoria Ideias, a aplicação Bookworms, de rede social de partilha de livros e Geo-tagging. A categoria Remix premiou a aplicação Boa Vida, de consulta de serviços por área geográfica. Na categoria Criatividade, os vencedores foram a equipa do jogo Bem Q’Asapas.

A categoria Hacks teve como vencedora a aplicação Usa a Cabeça, baseada na tecnologia Intel Open CV, de reconhecimento de imagem. A aplicação criadora de estórias, Era uma vez, ganhou na categoria de Internet. O conceito BlueLife, aplcação que permite representar no Second Life, através de um avatar, a localização espacial de um equipamento Bluetooth.

Nas categorias Programação e Humor, os vencedores foram, respectivamente, a aplicação Sapo.rb e ferramenta online Zumamos e não morde. A categoria Hack premiou um projecto de hardware, Pongue de Mão.

Após 24 horas de esforço de desenvolvimento, das 14 horas de dia 14 até ao meio-dia de dia 15, os programadores puderam, finalmente, apresentar as suas criações e verem os seus projectos avaliados pelo Júri e pelo público presente. As apresentações foram limitadas a 90 segundos por equipa.

O Júri, constituído por representantes do Sapo e de várias empresas portuguesas da área das Tecnologias de Informação, em conjunto com oradores das conferências decorridas durante os três dias do Sapo Codebits, contou com a presença de, entre outros, Frederico Oliveira, da Webbreakstuff, João Neves da ANSOL, Paulo Trezentos, da Caixa Mágica e Mário Valente, do ITIJ. Todos os elementos do Júri se mostraram satisfeitos com o nível de excelência técnica e inovação patente na maior parte das apresentações e igualmente surpreendidos pelo elevado número de projectos e participantes.

Celso Martinho, director técnico do Sapo, considerou a iniciativa um êxito, reiterando o impacto positivo do Sapo Codebits no relacionamento da empresa com as universidades e com os jovens talentos da área, para além de admitir que estes é “um ponto de viragem na área tecnológica do Sapo”, prometendo desde logo a continuidade, já para 2008.

Os vencedores receberam pacotes de prémios, incluindo iPods, telemóveis, livros da editora O’Reilly, vários computadores portáteis, uma Apple TV e várias XBOX 360, para além de software Caixa Mágica e Zen.

Notícias Relacionadas:

2007-11-13 - Protocolo junta SAPO e Universidade de Aveiro em projectos de I&D