O Sapo inaugurou esta manhã o seu novo Laboratório Tecnológico, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A estrutura, especialmente vocacionada para o desenvolvimento de projectos na área das aplicações Web - nomeadamente das pesquisas - faz a sua "estreia" oficial com a apresentação de novas soluções.

O principal destaque vai para o Sapo Voxx, que segundo o comunicado à imprensa "estará em breve na rede Sapo". Esta aplicação de pesquisa, mostrada pela primeira vez durante o Codebits sob a designação de Verbatim, "procura encontrar citações (directas ou indirectas) proferidas por um conjunto aberto de entidades e atribui-lhe um tópico de uma forma totalmente automática", explicam os responsáveis.

O software vem sendo desenvolvido pelos membros do Labs Sapo/UP desde que este começou a funcionar informalmente na Faculdade de Engenharia, ainda em 2009. Esta é a segunda experiência de parceria com instituições académicas, depois da estreia com a colaboração com a Universidade Aveiro - que deu origem à criação do próprio motor de busca Sapo.

O objectivo é reforçar a ligação do meio académico ao empresarial, nomeadamente através de apoios à realização de trabalhos académicos que potenciem a descoberta de talento português, a capacidade de criação de produtos tecnologicamente diferenciadores e inovadores e novas ofertas dirigidas ao mercado, explica a PT.

Contando actualmente com a colaboração de cerca de 20 alunos de mestrado e doutoramento em engenharia informática, "e com a perspectiva de colaboração de alunos de outras faculdades da Universidade do Porto", o laboratório tem vindo a trabalhar em vários projectos "relacionados com o futuro das aplicações Web, num ambiente multi-plataforma". Trata-se de procurar soluções que, com base em análises automáticas de conteúdos, consigam identificar eventos específicos que interessem aos utilizadores, explica a nota oficial.

Entre as soluções estão, por exemplo, um sistema de ilustração de texto baseado em colecções multimédia de larga-escala, chamado Marsupilami, um conjunto de ferramentas de monitorização para os blogues do Sapo (o Sapo Ciclope) e um sistema de filtros automáticos para separação por tópico de mensagens do Twitter em português, o BeepBeep/Sylvester.

O Marsupilami produz uma lista de imagens recomendadas com base num texto apresentado - desde termos-chave a parágrafos ou notícias completas. O utilizador pode aceitar os resultados ou refinar a pesquisa e, ao indicar a relevância das imagens encontradas, ajuda o sistema a explorar as colecções disponíveis, obtendo resultados personalizados, de acordo com a sua necessidade de informação.

Já o BeepBeep/Sylvester, através da separação por tópico das mensagens publicadas em português na rede de microblogs, permite criar "canais temáticos" do serviço, como tecnologia, desporto, cinema, trânsito ou política, por exemplo, que os utilizadores podem subscrever para acompanhar, em tempo real, as publicações sobre o tema, explicam os responsáveis.