Já está disponível o serviço de vídeo do SAPO, recentemente pré-anunciado pela empresa. O SAPO Vídeos arranca com uma oferta de 15 mil vídeos profissionais (disponíveis a partir de amanhã) que já estavam acessíveis no serviço SAPO XL e conta com o apoio da comunidade para engordar a oferta disponível. Quer a nível individual, quer também no que diz respeito a vídeos profissionais, área em que estão a ser desenvolvidas novas parcerias para angariar novos conteúdos de imagem.



No SAPO XL o ISP regista mais de um milhão de page views mês, número que sustenta perspectivas optimistas para a nova oferta não contabilizados por Abílio Martins, administrador do grupo responsável pelo SAPO.



O SAPO Vídeos tem acesso livre 24 por dia e está acessível para clientes de qualquer fornecedor de acesso à Internet, embora exija a utilização de um email SAPO para aceitar o upload de vídeos e o registo na plataforma. Em conferência de imprensa, Abílio Martins frisou que a comunidade de língua portuguesa residente no estrangeiro é um alvo importante desta nova oferta, sublinhando que 12 por cento do tráfego do SAPO já é feito fora de Portugal.



O utilizador da plataforma pode visualizar uma área de vídeos, uma área de canais e uma área de directos (onde estão os vídeos de parceiros). Tem ainda à disposição uma área de vídeos recentes. Todas estas áreas estão acessíveis a partir da homepage.



Carregar novos vídeos no serviço pode ser feito através de uma área reservada a utilizadores registados onde é necessário aceitar um conjunto de condições de utilização do serviço. Esta medida, que pretende criar mecanismos de segurança, é complementada com uma possibilidade disponível para todos os utilizadores do site de reportarem determinado vídeo como ilegal. Há ainda a opção de introduzir no serviço vídeos protegidos com uma password que apenas podem ser visionados por utilizadores autorizados.



Para 2007 fica prometida uma aposta mais forte nos conteúdos locais, articulados com georeferências. O SAPO vai ainda durante o primeiro semestre de 2007 adoptar uma nova homepage, um novo modo de pesquisa e reforçar a aposta no SAPO Mobile. No caso do SAPO Vídeo, para já em beta, no próximo ano chega a integração com o SAPO Messenger e uma opção Mobile.



O SAPO é visitado mensalmente por 3,5 milhões de utilizadores, 86,5 por cento das pessoas que acedem à Internet em Portugal. Ao longo deste ano o portal conseguiu aumentar em 40 por cento as suas receitas de publicidade e dar resposta a 60 milhões de pesquisas mensais. Entre os números de balanço fornecidos em conferência de imprensa destaque ainda para o serviço de blogs que já suporta 100 mil blogs, criados a um ritmo de 400 por dia.



Notícias Relacionadas:

2006-12-14 - SAPO prepara lançamento de novos serviços apoiados na personalização e partilha de conteúdos