O serviço de mensagens instantâneas do SAPO está desde ontem também disponível para utilizadores de sistema operativo Mac X. A nova versão Alpha 0.5 é um primeiro esforço de compatibilidade com o software da Apple que permite tirar partido de todas as funcionalidades do SAPO Messenger.



De natureza open source, o código fonte da nova versão do SAPO Messenger será disponibilizada brevemente, de acordo com informações fornecidas pela empresa.



A versão para MAC estava a ser desenvolvida há mais de um ano e calcula-se que vá servir cerca de 10 por cento dos utilizadores, uma percentagem que Celso Martinho, director técnico do SAPO, considera importante por compreender utilizadores experientes e por trazer nova audiência ao serviço.



O SAPO Messenger permite o diálogo através de mensagens escritas, o envio de emoticons, envio de SMS para redes nacionais, partilha de fotos e transferência de ficheiros ou gestão da agenda através do sistema de multi-contacto.



Recentemente o serviço também adoptou um novo servidor vem dar resposta ao crescimento do número de utilizadores e aperfeiçoar algumas funcionalidades como a transferência de ficheiros entre SAPO e MSN ou a segurança das salas de chat.



No que se refere à privacidade nas salas de chat a introdução do novo servidor passou a permitir que o utilizador só seja adicionado a uma lista de contactos se fornecer o seu email na sala de conversação.


No final de Janeiro o SAPO Messenger somava 650 mil utilizadores. Diariamente o serviço recebe "30 mil utilizadores únicos diários, mais de 100 mil mensais", explica Celso Martinho.



O responsável garante que a equipa de desenvolvimento do SAPO Messenger se mantém atenta à plataforma MAC. Sobre novos desenvolvimentos nesta área diz que a empresa pretende "responder adequadamente, dentro das nossas prioridades".



"O SAPO faz um esforço contínuo de prestar um serviço universal à comunidade utilizadora. Tentamos sempre servir o máximo número de plataformas possível, sejam elas o browser, o sistema operativo, o dispositivo, ou o próprio ISP de acesso", acrescenta.




Nota de Redacção [19:13] : A notícia foi actualizada com declarações do responsável técnico do SAPO.


Notícias Relacionadas:

2005-07-07 - PT sustenta primeiro serviço de VoIP no SAPO Messenger

2005-03-23 - Messenger do SAPO oferece SMS a partir do PC