Celebrando o pioneirismo de lançamento de uma loja de música "legal" online, o SAPO Música assinala no próximo sábado dois anos de existência, marcando a data com uma iniciativa de oferta de músicas por um cêntimo por faixa. No próximo dia 14 todos os utilizadores poderem aceder ao portal, comprando músicas por um preço simbólico e escolhendo entre as mais de 1,4 faixas de 80 mil artistas que estão disponíveis.

Para beneficiarem desta promoção os utilizadores terão adquirir um pacote pré-pago, que possibilita o download de 10 músicas.

A TMN vai juntar-se também a esta iniciativa através do seu serviço Waiting Ring tmn, onde os clientes terão a possibilidade de personalizar o sinal de chamada do telemóvel com uma música, também por 1 cêntimo.

O portal de Música do SAPO foi lançado em 2004 e conta com a associação da OD2, uma das principais plataformas de oferta de música online na Europa. O serviço português soma com mais de 5 milhões de pageviews e 142 mil visitantes únicos, sendo o crescimento registado no primeiro semestre deste ano de 152 por cento no número de downloads e de 448 por cento no acesso a streams de música.

Embora o mercado de música online "legal" em Portugal esteja ainda numa fase embrionária, os números começam a ser significativos para o sector e surgiram já outras iniciativas semelhantes, como o site da Música online, que recentemente se associou à Rádio RFM. O maior dinamismo regista-se porém nas redes móveis, onde os três operadores apostam em serviços de download de músicas e toque.

Até final do ano deverão ainda surgir novidades nesta área com o lançamento de um portal de música da Jamba, a empresa de conteúdos móveis, segundo revelou recentemente a sua directora geral para Portugal em entrevista ao TeK.

Notícias Relacionadas:

2006-10-01 - Entrevista: "Os toques são um conteúdo que estará morto no prazo de um ano"

2006-09-12 - eMusic chega aos 25 países da UE em simultâneo para competir com o iTunes

2006-07-12 - RFM estreia venda de música na Internet com a MusicaOnline
2004-10-27 - Apple estende iTunes Music Store na Europa incluindo Portugal
2004-10-13 - SAPO quer valorizar experiência de banda larga com portal XL