A nova versão do SAPO XL, hoje apresentada, alarga os conteúdos multimédia já disponibilizados com a adição de uma loja de música on-demand e um canal dedicado ao Futebol. O portal de conteúdos de banda larga do SAPO quer valorizar a experiência de acesso a media ricos dos utilizadores de ligações Internet de maior velocidade.

António Carvalho, director de negócios do SAPO, explica que se pretende diferenciar o portfólio do portal XL, lançado em 2003, adicionando aos conteúdos já existentes a área de música, futebol e webgames. O portal XL contava já com as parcerias com a TV Cabo, Lusomundo, SIV, TSF e Grupo Renascença, que garantiam o streaming de televisão e rádio, empresas às quais se juntam agora a britânica OD2, a portuguesa SportInveste Multimédia e a dinamarquesa Certus.

Com as novidades agora introduzidas o portal quer duplicar o número de utilizadores únicos para os 2 milhões e também as visualizações de páginas, que actualmente se situam nos 3,8 milhões por mês.

A uma reformulação do portal para melhorar a navegação, o SAPO XL acrescenta a primeira loja de música on-demand em Portugal, em parceria com a OD2, contando com um portfólio de mais de 350 mil músicas que deverá ser alargado a 500 mil - actualmente os títulos disponibilizados pelo parceiro britânico. As músicas podem ser descarregadas para o computador e copiadas para um Media Player que suporte o formato WMA ou gravadas no CD-ROM, sendo o preço de cada faixa fixado a partir de 0,99 euros e o dos álbuns mais de 5,99 euros.

Os utilizadores podem escolher entre o sistema pré-pago, com carregamentos de 10, 20 e 40 euros aos quais é adicionado um bónus, ou pagar as músicas que comprarem utilizando os cartões de crédito Visa e MasterCard. Se apenas desejarem ouvir a música em streaming no computador pagam 1 cêntimo por cada faixa, sendo que antes de escolherem podem fazer uma audição gratuita de 30 segundos.

O portal SAPO Música só está disponível para utilizadores dos sistemas operativos Microsoft Windows nas versões Windows 98, ME, 2000 ou XP, não sendo acessível a computadores Mac ou Linux. Da mesma forma o único browser suportado é o Internet Explorer versão 6.0 ou superior e é exigida a utilização do Windows Media Player (versão 7.0 ou superior) e do Flash Plug In (versão 5 ou superior).

Embora a parceria com a OD2 defina o portfólio de música a apresentar, António Carvalho garante que o site é editado pelo SAPO e que haverá algum destaque também para os músicos portugueses.

Em relação ao canal de Futebol, o XL garante a visualização de vídeos de futebol dos golos e principais lances dos jogos da Superliga, enquanto os encontros do Benfica, Porto e Sporting vão poder ser seguidos quase em directo através do portal.

Uma parte destes conteúdos já estavam disponíveis no portal Infordesporto, de forma paga, mas António Carvalho considera que dessa forma não se capitalizava todo o seu potencial. O acordo com a SportInvest Multimédia, que detém todos os direitos dos conteúdos de futebol para as plataformas online e móvel assegura a exclusividade dos conteúdos desportivos.

Para já o portal tem os conteúdos em aberto, o que vai acontecer durante o período promocional, mas o acesso - limitado aos utilizadores de banda larga do Grupo PT - vai ser pago, embora os preços mensais não estejam ainda definidos.

Nota da Redacção: [2004-10-15 10:56:00] A notícia foi actualizada no sexto parágrafo quanto à referência dos sistemas suportados, onde se lia "O portal só está disponível... " lê-se agora "O portal SAPO Música só está disponível...". A questão foi levantada por alguns leitores que erradamente pensaram que esta informação se referia ao SAPO XL. Na verdade é apenas o portal SAPO Música que tem as limitações referidas, já que a plataforma é da OD2.

Notícias Relacionadas:

2003-05-29 - PT cria novo canal temático na Internet para conteúdos de banda larga
2004-06-01 - Internet pré-paga chega ao ADSL do Sapo a partir de hoje