(Atualizada) O anúncio foi feito por Abílio Martins na abertura da sétima edição do Codebits, marcando uma nova fase de renovação do SAPO que quer continuar a ser um representante da inovação digital em Portugal.
O pedido foi feito no âmbito da abertura ao registo de novos domínios de topo genéricos (Generic top-level domain, ou gTLD), em que a PT conseguiu a atribuição do .sapo e do .meo, aprovado recentemente depois da submissão dos pedidos em 2012.
O lançamento do domínio .SAPO está garantido para setembro e o .MEO poderá arrancar ainda antes, confirmou ao TeK Celso Martinho, diretor técnico do SAPO.
"Os pedidos foram aprovados no meio de milhares de candidaturas, o que é um motivo de satisfação [...] Estamos entre os gigantes neste processo e vamos avançar na primeira vaga", explica.
Ainda está a ser definida a forma de operacionalização, não por questões técnicas mas por razões de "cosmética e comportamentais". "As pessoas ainda estão muito habituadas a ter a referência do domínio do país no endereço Internet", justifica Celso Martinho.
Os primeiros a avançar vão ter um papel muito importante na definição comportamental e definir modelos que podem formatar o futuro da utilização dos endereços Web.
A Portugal Telecom foi a única entidade portuguesa a solicitar o registo de gTLD à IANA, um processo que teve um custo inicial de cerca de 135 mil euros.
A expectativa é que os novos gTLD gerem um novo impulso de criação de endereços e domínios de Internet, criando-se sufixos associados a organizações, cidades e marcas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação e detalhes.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários