A Panda Software comunicou que o Sdbot.Ftp continua a ser o vírus mais frequente, detectado pela ActiveScan em 3,33 por cento dos computadores. Este vírus lidera a lista das ameaças mais persistentes pelo quarto mês seguido, o que mostra a dificuldade dos utilizadores o eliminarem dos seus sistemas.

Entre o spyware mais ameaçador no mês de Outubro surge o New.net, ultrapassando o Cydoor que liderava a tabela no mês de Setembro. O New.net foi identificado em 2,14 por cento dos computadores que passaram pelo ActiveScan, sendo seguido pelo Cydoor com 1,63 por cento, Virtumonde com 0,73 por cento, Dyfuca e BetterInet ambos com 0,57 por cento.

Em relação aos vírus mais detectados pelo ActiveScan, ocupa o segundo lugar é ocupado pelo Netsky.P com 1,84 por cento, seguido do Gaobot.gen com 1,37 por cento, Qhost.gen com 1,19 por cento e Mhthredir.gen com 1,04 por cento. Com menos impacto encontram-se no final da tabela o Alcan.A, Qhost.CG, Parite.B, Cimuz.X com 0.63 e Smitfraud.D, todos com menos de 1 por cento de incidências.

Segundo a Panda Software, o Netsky.P , Gaobot.gen e o Mhtredir.gen, que surgiram o ano passado, continuam a constituir as ameaças mais frequentes aos computadores dos utilizadores.

O Alcan.A e o Cimuz.X, um cavalo de Tróia com características de backdoor que permite que o computador afectado possa ser utilizado como um proxy http, consolidaram as suas posições no ranking.

Recorde-se que perante o crescente número de aplicações de adware e spyware que se multiplicam nos computadores de utilizadores pessoais e empresas, a Panda Software disponibilizou há pouco tempo uma nova ferramenta online de identificação e limpeza deste tipo de malware. A aplicação recebeu o nome de SpyXposer e a sua utilização é gratuita.

Notícias Relacionadas:
2005-09-14 - SpyXposer da Panda Software propõe-se eliminar o spyware de forma gratuita

2005-09-01 - Panda Software alerta para novo ataque de phishing global


2005-04-14 - Panda Software alerta para proliferação de rootkits para ambientes Windows

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.