Ainda estamos, sensivelmente, a um ano de conhecermos a nova consola da Sony, e embora já tenhamos a confirmação da marca sobre algumas funcionalidades, há ainda muito espaço para supor. Um desses domínios é o controlador, que a VGC pode ter encontrado no registo japonês de patentes. O portal cita o site do mesmo e traz ao de cima uma patente submetida pela própria marca nipónica sobre um novo controlador.

À primeira vista, o controlador não parece tão diferente do DualShock 4. Se este for o desenho final, podemos sublinhar algumas diferenças, como a ausência da barra de luz, gatilhos ligeiramente maiores e um painel tátil mais saliente. O pormenor que se torna difícil de explicar é a dupla entrada para auriculares.

O que se mantém inalterado é a disposição dos botões e dos joysticks, que é um capítulo onde a consola tende a discordar das concorrentes.

Certo é que o novo DualShock 5 vai contar com algumas melhorias, sejam elas visíveis ou não. Mark Cerny, um dos responsáveis pelo novo sistema da marca, afirmou que o controlador vai ter um novo sistema de feedback háptico, capaz de transmitir novas sensações aos jogadores, gatilhos adaptáveis que simulam a resistência do objeto com que o utilizador está a interagir e uma porta USB-C.

Confirmado está também a integração de um chip octacore AMD Ryzen, uma gráfica capaz de ray-tracing e um SSD que possibilitará períodos de loading cada vez mais curtos.