Mais de 32 por cento da população francesa acima dos 15 anos de idade consulta regularmente os serviços Minitel, seja a partir de um terminal dedicado ou de um computador, revela a France Télécom na altura em que o sistema comemora 20 anos de existência.



Actualmente, o Minitel conta com cerca de 13 milhões de utilizadores e aproximadamente nove milhões de terminais - repartidos de forma quase igual entre Minitel dedicados e os rivais PC ou Mac, e durante o ano passado gerou mais de um milhão de chamadas, traduzidas em 2,8 milhões de minutos, salienta a operadora em comunicado.



As consultas mais frequentes dizem respeito ao anuário electrónico disponibilizado, aos serviços práticos - como a venda por correspondência e os pequenos anúncios -, o turismo e os transportes públicos, mas também aos serviços financeiros, além dos serviços lúdicos (jogos, astrologia ou correio).



De acordo com a France Télécom, a dinâmica a que actualmente se assiste no sentido de equipar os lares franceses com computador e acesso à Internet tem beneficiado o Minitel, já que os utilizadores podem aceder aos seus serviços de várias formas, nomeadamente através da homepage do Wanadoo ou do próprio portal Minitel.



As novas aplicações do sistema Minitel manifestam-se também com o forte desenvolvimento do mercado de telemóveis na França, refere a operadora. Assim, perto de 4,7 milhões de chamadas foram geradas em 2002 para envio de SMS ou download de jogos ou melodias de toque.



Estes resultados, confirmam segundo a France Télécom, o sucesso da sua estratégia de reinvestimento iniciada há três anos "para estimular a utilização e aumentar o tráfego graças a soluções inovadoras destinadas a transformar o Minitel num serviço actualmente eficaz".



Notícias Relacionadas:

2003-02-04 - Lares franceses com mais computadores mas sem Internet
2001-08-16 - Minitel perde terreno no acesso à Internet em França
2001-05-02 - Internet com novas formas de pagamento em França