O Grupo SCO foi vítima nos últimos dois dias de ataques informáticos, numa repetição do mesmo tipo de problema que já havia enfrentado em Agosto, e que colocou os seus servidores offline. O primeiro ataque sucedeu na madrugada de quarta-feira e afectou os servidores de Web da empresa, enquanto o segundo teve lugar na manhã de quinta-feira e foi dirigido ao seu email e respectivos servidores de ficheiros, noticiou a C|net.

Os ataques em causa foram identificados e reconhecidos pela empresa, que confirmou estar a ser alvo de um problema de Denial of Service (DoS), que designou como uma inundação SYN. A mesma informação foi confirmada pela NetCraft que já em Agosto tinha acompanhado o ataque de que a SCO foi vítima e que colocou os servidores web offline durante três dias.

De acordo com peritos de segurança, ouvidos pela mesma fonte, os ataques anteriores sofridos pela firma, em Maio e Agosto últimos, deveriam ter servido de aviso para a empresa tomar medidas de protecção da sua ligação à Internet.

David Moore, director assistente e investigador da Cooperative Association for Internet Data Analysis (CAIDA) afirma que "existem, definitivamente, coisas ou serviços que se podem comprar para resolver este problema". Para o mesmo "é apenas uma questão de saber quão importante é o seu web site para si e quanto está disposto a gastar [com ele]".

Jeff Carlon, director da divisão de infra-estruturas de tecnologias da informação do Grupo SCO, por seu turno, tem uma visão diferente da atitude da sua empresa e declarou à mesma fonte: "posso garantir-lhe que estamos a gastar quantidades significativas de dinheiro e recursos de forma a combater esta actividade [de ataques informáticos]".

Recorde-se que o Grupo SCO tem estado na mira da comunidade de software open-source devido ao processo que colocou em tribunal contra várias empresas, nomeadamente a IBM, alegando que esta viola direitos de autor adquiridos pelo Unix.

Notícias Relacionadas:

2003-07-11 - Sun alarga acordo com SCO para licenciamento de Unix

2003-06-17 - SCO aumenta indemnização a pagar pela IBM para três mil milhões de dólares