A Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE) espanhola concebeu uma ferramenta destinada a rastrear a Internet e a localizar sites que distribuam ou comercializem criações artísticas - tanto obras musicais como audiovisuais - de forma ilegal, ou seja, não pagando os devidos direitos de autor.



O software denomina-se Aranha ("La Araña", em castelhano), e todo o projecto que o acompanha está a ser ultimado com a realização de algumas adaptações "às novas tecnologias e sobretudo à Internet", segundo o departamento de comunicação da Sociedade Digital de Autores e Editores (sDae), empresa encarregue da implementação do mesmo, em declarações ao TeK.



Além de automatizar o processo de identificação e localização dos sites onde ocorram violações de direitos de autor, o Aranha permite configurar diferentes estratégias de pesquisa. Uma vez localizados os sites infractores, o software consegue supervisionar a homepage e obter os dados da empresa que mantém essa página, nomeadamente endereço físico, nome do administrador, email, etc, para de seguida proceder ao envio massivo de mensagens de aviso por correio electrónico.



Mediante a sua possibilidade de configuração, o Aranha permite estabelecer parâmetros de estratégia para a pesquisa, salientando aspectos como o número de dias que deverão decorrer entre cada visita às páginas Web visadas ou a profundidade da busca - por exemplo, se a pesquisa é apenas efectuada nas páginas principais ou se todos os links interiores são supervisionados.



O programa pode também ser configurado para fazer pedidos de informação a motores de busca ou rastrear determinados sites. No primeiro caso, o Aranha funciona ele próprio como um motor de busca que revista as bases de dados dos principais indexadores onde estão registadas todas as páginas Web que existem na Internet.



Desta busca "preliminar", resulta uma lista de sites que o software se encarregará de analisar com as palavras-chave que o seu utilizador tenha introduzido. No segundo caso o Aranha dedica-se a analisar exaustivamente os endereços Internet que foram encontrados, mediante palavras-chave seleccionadas.



Notícias Relacionadas:

2001-12-08 - Tratado WIPO sobre copyright em vigor a partir de Março próximo