A criação de um sistema pan-europeu de notificação de ameaças de segurança para pequenas e médias empresas voltou à discussão. O tema tem vindo a ser trabalhado e alvo de estudos que procuram delinear estratégias para avançar com o projecto.



Numa conferência que decorreu ontem em Berlim, representantes dos 27 países da União Europeia ouviram os resultados de um estudo que apresenta várias hipóteses de concretização do projecto, designado por European Information Sharing and Alert System (EISAS).



O principal objectivo do EISAS é que as PMEs dos vários países tenham um acesso fácil e na sua própria língua a informação sobre ameaças de segurança informática. Duas das formas propostas no documento agora apresentado apontam para a possibilidade de colocar cada país a recolher informação local que publicará na sua língua e passará aos restantes países; e para a possibilidade de criação de um portal único multilingue.



As propostas vão agora ser enriquecidas com contributos dos vários Estados-membros e dar origem a um novo documento que será posteriormente colocado à consideração do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu, o que deverá acontecer em Setembro ou Outubro.



Nesta revisão do estudo serão também aprofundados aspectos relacionados com os custos de tradução do projecto e questões relacionadas com o financiamento, adianta o Infoworld.



Notícias Relacionadas:

2007-05-02 - Cybersquating e phishing lideram ameaças informáticas dirigidas a marcas registadas