A Direcção Geral da Administração Educativa (DGAE) do Ministério da Educação pede a todos os interessados que não tentem aceder ao site entre as 11.30 e as 12h de forma a resolver o problema que impediu milhares de professores de aceder ao site em busca de informação sobre as colocações durante a madrugada e a manhã de hoje. Segundo com informação veiculada pela TSF, a partir das 12 horas a questão deveria estar solucionada, o que não aconteceu.



De acordo com informação do ministro David Justino à TSF, a indisponibilidade do site deveu-se a um aumento de tráfego excepcional, ao qual o sistema não conseguiu dar resposta. O gabinete de imprensa do ministro confirmou ao TeK que o excesso de tráfego se somou a um problema de servidores e que neste momento (às 12.38h) está uma equipa da Microsoft e da Portugal Telecom a trabalhar no problema, que deverá estar resolvido ao início da tarde.



A DGAE está também a trabalhar para que as bases de dados sejam transferidas para o site da Texto Editora e o Educare.pt, assim como para todas as Direcções Regionais de forma a reduzir o afluxo de tráfego ao site da DGAE. À hora de publicação desta notícia este último estava igualmente indisponível e indicava em mensagem publicada na homepage que "os resultados das colocações, respeitantes à 2.ª fase do concurso de docentes, ainda não se encontram disponíveis".


Foi igualmente disponibilizado um serviço de informação telefónica através da Audiomédia com 160 linhas às quais os professores podem recorrer para obter informação, mas a assessora do ministro não tinha ainda a indicação do número de contacto.




O TeK confirmou também com a Telelink, empresa que desenvolveu um sistema de informação de colocações por SMS que este já estava a funcionar às 12.50h tendo começado a enviar as respostas aos pedidos por parte dos professores.

Durante a manhã empresa não tinha ainda recebido as bases de dados da parte da DGAE, que perto do meio-dia estava a ser processada. António Simões, director da Telelink, explicou ao TeK que esta entrega da base de dados decorreu como estava acordado com o ministério, já que desde o início estava previsto que a informação por SMS seria enviada apenas na manhã de dia 3 de Setembro.


A indicação inicial da empresa - que apontava para que até às 11.45 o sistema estivesse a processar automaticamente os pedidos de informação por SMS - acabou por não se verificar, mas António Simões confirmou (às 12.15h) que seria uma questão de mais alguns minutos já que o sistema estava a fazer upload da informação. O TeK voultou a confirmar a informação às 12.50h, recebendo a confirmação de que o sistema já estava a funcionar.



A partir do momento da normalização do sistema as mensagens enviadas são imediatamente respondidas, enquanto que as que foram enviadas previamente deverão ter resposta nas próximas duas a três horas. O conselho aos professores que já tentaram utilizar este sistema aponta para que não repitam o pedido por SMS já que vão receber a resposta em pouco tempo.



O director da Telelink afirma que o sistema está dimensionado para que não existam sobrecargas e que todos os pedidos foram registados e serão processados. "Optámos por não enviar qualquer resposta até agora porque ainda não tínhamos a informação", explicou ao TeK. Desde a madrugada de hoje foram recebidos milhares de pedidos pelo sistema SMS, mas António Simões não quis adiantar o número concreto, deixando essa informação para o Ministério.




A Telelink desenvolveu com o DGAE um sistema de informação que permite enviar através de SMS a indicação da colocação dos professores. Este pretende facultar uma informação rápida e eficaz, informou a empresa em comunicado. Os professores interessados devem enviar um SMS para o número 4774, escrever DGAE, dar um espaço seguido do número do Bilhete de Identidade. Receberão então um SMS com o resultado, que prevê 3 possibilidades: "Não foi colocado.", "Foi colocado na escola..." ou outra mensagem em função das necessidades.



Nota da Redacção: [2003-09-03 12:20:00] A notícia foi actualizada com declarações do director da Telelink.


[2003-09-03 12:43:00] A notícia foi actualizada com informação prestada pelo gabinete de imprensa do ministro David Justino.
[2003-09-03 12:50:00] A notícia foi actualizada com a informação sobre o sistema SMS que já estava em funcionamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.