O PDCLINKS era o quinto maior site pirata português e estava online desde 2006, contando com mais de 230 mil membros e 50 mil obras disponíveis para download.

O TeK tinha escrito ontem que a ACAPOR estaria a preparar mais processos para entregar ao Tribunal da Propriedade Intelectual já que tinha conseguido obter provas claras sobre a identidade dos criadores e gestores dos serviços.

Segundo a ACAPOR, através de recolha de provas foi possível obter provas sobre a identidade real do gestor do PDCLINKS, que é conhecido online pelo nome de “parvodocabelo”.

No endereço do PDCLINKS pode ler-se agora um comunicado do gestor do site onde explica as razões do encerramento. “Se até hoje houve pessoas dentro do projecto com coragem de avançar e lutar pelo que sempre defendemos, também é preciso ter coragem para parar quando achamos que o nosso limite foi atingido. Hoje chegou esse dia”.

“A partir do momento em que são feitas acusações individuais que colocam em causa a liberdade pessoal de membros, a ideologia que nos move e o nosso propósito deixam de fazer sentido”, lê-se no mesmo comunicado, numa referência à ameaça do processo judicial feita pela ACAPOR.

O site Movies and Series by Né & Miguelito tinha tomado a mesma opção, decidindo fechar no dia 25 de março, depois de receber também uma carta da ACAPOR. Este era considerado o quarto maior site pirata português.

A ACAPOR está a avançar com pré-avisos junto dos gestores de sites piratas relativamente aos quais possui informação que permite identificar os administradores. Estas ações podem avançar diretamente para o Tribunal da Propriedade Intelectual sem ser necessário abrir uma queixa junto do Ministério Público, um processo mais demorado, como se verifica pelas queixas recentes contra o WarezTuga e o Oxe7, que ainda estão em avaliação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador