Durante o ano passado, 77% dos internautas em Portugal visitaram os espaços online dos serviços da administração central do Estado, segundo o Netpanel da Marktest, num total de 3,183 milhões de utilizadores.

Em 2008 foram visitadas 607 milhões de páginas destes sites, numa média de 191 por utilizador. Horas dispendidas a navegar por estes espaços foram perto de 5,5 milhões, numa média de 1 hora e 44 minutos por utilizador.

Março foi o mês com maior actividade nos sites do Governo, facto relacionado com a entrega pela Internet da declaração de rendimentos, o que coloca o site das declarações electrónicas no topo desta categoria de sites.

O www.e-financas.gov.pt liderou tanto em utilizadores únicos, como em páginas visitadas ou tempo despendido e a uma distância muito significativa dos restantes. Durante o ano foi visitado por 1,918 milhões de utilizadores diferentes, que visualizaram 218 milhões de páginas e lhe dedicaram cerca de 2,7 milhões de horas.

O espaço do Instituto de Meteorologia foi o segundo mais visitado, tanto em número de utilizadores, como em páginas ou tempo despendido.

Já o NetEmprego assegurou o terceiro lugar em páginas consultadas (com 66 milhões) e em tempo despendido (com mais de 267 mil horas), enquanto o Portal do Cidadão foi o terceiro em utilizadores únicos, com 849 mil.