Os organismos governamentais norte-americanos têm estado a remover dos seus sites conteúdos cuja divulgação possa contribuir para o planeamento de novas investidas terroristas contra o país. Uma acção que, por outro lado, poderá suscitar alguma apreensão entre a comunidade internauta, que se vê impedida de aceder à informação - embora parte dos conteúdos embora retirados dos sites continuem a poder ser acedidos noutros sites de Internet.



A Environmental Protection Agency, preocupada com possíveis ataques que envolvessem químicos, retirou do seu site informação acerca das várias fábricas de compostos químicos a nível nacional, quando há pouco mais de dois anos teve que lutar com alguns dos membros daquela indústria para poder disponibilizar essa informação na Web, segundo noticia do Wall Street Journal.



"Os eventos recentes desviaram a atenção para outro género de preocupações, nomeadamente no que diz respeito à segurança das infraestruturas", pode ler-se num comunicado disponibilizado no portal do Office of Pipeline Safety. "Preocupado com estas questões, o OPS passará a condicionar o acesso aos mapas de condutas normalmente disponíveis a partir da Internet".



A OMB Watch, um organismo de vigilância das acções governamentais norte-americanas, teme que tais medidas de segurança possam vir a limitar o acesso público à informação. "Nos últimos 10 dias, tem havido uma compreensiva, mas ao mesmo tempo inapropriada, resposta no impedimento do acesso público a informação governamental", afirma Gary Bass, director executivo do grupo, num dos comentários colocados a partir do site do grupo.



Mas remover a informação dos sites não significa que a informação não possa ser encontrada na Internet. O Wall Street Journal afirma que embora a National Guard tenha removido do seu espaço Web o acesso ao mapas dos estados norte-americanos com informação sobre as unidades estatais da Guarda Nacional norte-americana, os mesmos estão directamente disponíveis nas páginas Web locais das mesmas instituições.




Notícias Relacionadas:

2001-10-01 - Acesso a mapas na Internet bloqueado por agências norte-americanas

2001-09-12 - Internet tem resposta ao atentado terrorista nos Estados Unidos

2001-09-11 - Ataques nos Estados Unidos congestionam Internet