"A partir do dia 9 de Janeiro de 2013, o serviço de fotografia online da Snapfish deixará de estar disponível em http://www.snapfish.pt". A comunicação aos clientes do serviço online da HP começou a ser feita na sexta feira passada e marca o encerramento da operação portuguesa, "apanhada" no âmbito de uma redefinição estratégica a nível internacional.

Algumas operações da Snapfish já tinham fechado nos últimos meses, nomeadamente a dos países escandinavos (Noruega, Dinamarca e Suécia) que fecharam em Outubro. No mesmo espaço de tempo previsto para o encerramento da operação portuguesa fecham também operações na Ásia - Singapura e Índia - que têm o fim marcado para janeiro e fevereiro.

Cláudia Domingos, que foi até meados deste ano responsável pela área de costumer aquisition para o sul da Europa - incluindo Portugal, explica ao TeK que a decisão foi central e que decorre da estratégia de desenvolvimento do site e da necessidade de apostar em mais aplicações e conteúdos para os mercados de maior dimensão, o que obrigou a redireccionar pessoas para a área de desenvolvimento e o abandono do suporte a algumas das línguas e países do Snapfish.

Curiosamente a performance da operação portuguesa até tinha tido grande destaque este ano, colocando-se entre os três países que mais cresceram na Europa, logo a seguir a Espanha e à Itália.

O serviço Snapfish foi lançado a nível internacional no ano de 2000 e alargou-se progressivamente a vários países, chegando a Portugal em dezembro de 2006. Através do site os clientes tinham acesso a impressão de fotografias em múltiplos formatos e suportes, com ferramentas para desenvolvimento de álbuns e de outros projetos criativos.

O resultado podia ser impresso e enviado por correio para a morada definida pelo cliente ou levantado numa loja .

Fotografias ficam guardadas

Os clientes que tinham conta no Snapfish podem continuar a aceder às fotografias guardadas na base de dados a partir do site www.snapfish.com, mas se tiverem pedidos pendentes devem colocar as suas encomendas até 8 de janeiro de 2013. Só os projetos online deixam de estar disponíveis, porque as plataformas são diferentes.

As fotografias guardadas no site não são apagadas, como garante a informação disponibilizada no site, e mesmo as encomendas podem continuar a ser feitas no site dos Estados Unidos, pagando os portes e entrega.

Quem quiser pode descarregar as fotografias para o seu computador, de forma gratuita


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador